sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Fazer uma pesquisa na Internet sobre os Grandes Mestres das Ciências Sociais: Augusto Comte, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Herbert de Sousa(o Betinho) e Florestan Fernandes, onde apareça:
*Biografia do Sociólogo
*Idéia Central de seu pensamento
*Suas principais obras

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ORGANIZAÇAO SOCIAL
A organização é um dos meios indispensáveis à vida em sociedade. Só pode haver vida social organizada, do contrário haveria o caos. Viveríamos como bando de animais, onde a única lei que valeria é a lei do mais forte.
Como existe o espaço físico, espaço geográfico, se criou em sociologia o conceito de espaço social, que é o espaço onde ocorrem os fenômenos sociais.

OS GRUPOS SOCIAIS
Grupo social é a reunião de duas ou mais pessoas, associadas pela interação, e, por isso, capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.
O indivíduo, ao longo de sua vida, participa de vários grupos sociais. Os principais são:
Grupo Familiar – a família; Grupo Educativo – a escola
Grupo Religioso – a igreja; Grupo Vicinal – a vizinhança
Grupo Profissional – a empresa
Grupo de Lazer – clubes, times de futebol, etc
Grupo Político – Partidos Políticos, Sindicatos, Associações de Moradores e outras formas de participação do poder.

AGREGADO SOCIAL
Existem, além dos grupos sociais organizados, formas diferentes de agrupamentos sociais, chamados de agregados sociais.
Agregado Social é uma reunião de pessoas que mantêm entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais.
O agregado social não é organizado e as pessoas que dele participam são relativamente anônimas. Podemos destacar como agregados sociais: a multidão, o público e a massa.

CLASSE SOCIAL
Classe social é todo grupo de pessoas que apresenta uma mesma situação em relação aos elementos da produção. É um grupo social determinado mais ou menos pela propriedade, gênero de trabalho e pela formação profissional.
De acordo com o nível de vida e de renda, no Brasil podemos distinguir três classes sociais: alta, média e baixa. A partir delas é possível estabelecer várias subdivisões: classe alta, classe média alta, classe média baixa, classe baixa auperior e classe baixa inferior.

CAMADA SOCIAL
Camada social é o mesmo que estrato social. É cada uma das partes de uma sociedade hierarquicamente sobreposta. São formas históricas de camada social: as castas sociais, os estamentos e as classes sociais.

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
A expressão estratificação social vem de “status”, que a divisão da sociedade em classes. Uma sociedade é muito estratificada quando suas classes sociais são bastantes marcadas.
A estratificação é mais forte nas cidades e menos percebida no campo, onde as formas sociais não permitem uma diferença muito grande entre as pessoas. A estratificação se divide em três tipos:
a) Estratificação econômica – baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas pobres, ricas e em situação intermediária.
b) Estratificação política – baseada na situação de poder na sociedade – grupos que detêm o poder e grupos que não detêm o poder.
c) Estratificação profissional – baseada nos diferentes graus de importância atribuída a cada profissão. Não há dúvidas de que as profissões se hierarquizam. Por isso, a estratificação dominante no mundo atual, infelizmente é a de caráter econômico. Desde que tenha dinheiro, o indivíduo automaticamente melhora seu status.

N.B. É importante lembrar que todos os aspectos de uma sociedade – econômico, social, político, cultural, etc. – estão interligados. Assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas posições econômicas, em geral, também têm poder na sociedade e desempenham funções valorizadas socialmente.

CONTATO SOCIAL
Contato social é a aproximação dos indivíduos dentro de um mesmo grupo, entre si. Sem o contato social não pode haver grupo social, e isso só acontece entre os seres humanos.
Aristóteles tinha razão quando afirmou que “o homem é por natureza um animal social”. Na verdade, a vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade dos seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.
O contato social é a base da vida social. É o passo inicial para que ocorra qualquer associação humana.
Contato pode significar também: troca de experiência, estímulo, apoio recíproco, rivalidade, competição, etc.

COOPERAÇÃO
A cooperação é a forma de interação social na qual, diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. São exemplos de cooperação: a reunião de vizinhos para limpar a rua; um grupo de pessoas que se organiza para fazer uma festa; mutirão de moradores para construir um conjunto habitacional, etc.

ISOLAMENTO SOCIAL
Isolamento social é o contrário de contato social. É a ausência de contato social. Não pode haver isolamento completo porque o homem é um animal social, seja para comer ou para sentir; para trabalhar ou para se divertir. O isolamento é quase anormal porque o natural é o ser humano se agrupar em tribos, aldeias, bairros, vilas, associações, igrejas, partidos políticos, etc.
O isolamento pode ser de várias espécies:
• Espacial: com barreiras geográficas;
• Estrutural: causas estruturais (racismo, etnia, etc.);
• Biológica: por deficiência de natureza psicológica;
• Cultural: meios, habitantes, costumes e sentimentos;
• Psicológico: refere-se ao temperamento do indivíduo.
O contato produz o crescimento do indivíduo e o isolamento produz o retrocesso.

AJUSTAMENTO E DESAJUSTAMENTO SOCIAL
De acordo com o grupo social ou a comunidade que o indivíduo pertence o indivíduo pode estar ajustado ou desajustado socialmente.
Quando o indivíduo está integrado ao seu meio social, ele está ajustado socialmente, caso contrário, ele pensa e age diferente e há um desajuste social.
Além de ajustes e desajustes individuais, há também os coletivos e há também os casos de patologia social, que pode ser proveniente, tanto das condições do meio social, como também das condições psicológicas.

INTEGRAÇÃO E DESINTEGRAÇÃO SOCIAL
A expressão máxima do ajustamento social é a integração social, enquanto o desajustamento gera a desintegração.

MUDANÇA SOCIAL
Mudança social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história. Com a Revolução Industrial, por exemplo, houve uma grande mudança social, uma grande modificação na estrutura econômica e social. Outros casos podem ser citados, como o caso da Revolução Francesa, as duas grandes guerras mundiais, a “guerra fria” e outros acontecimentos da história da humanidade.
O ritmo da mudança social varia de sociedade para sociedade: é lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e acelerado, até mesmo vertiginoso nas sociedades contemporâneas complexas, como as grandes cidades industrializadas.
O ritmo de mudanças depende também do maior ou menor número de contatos sociais com outros povos, do desenvolvimento dos meios de comunicação e também de certas atitudes individuais e sociais, que o aceleram ou dificultam. A multiplicidade de contatos com povos de costumes, padrões de vida e técnica diversa faz acelerar as mudanças sociais.

FATORES CONTRÁRIOS À MUDANÇA SOCIAL
Grande parte das mudanças sociais não ocorrem sem esbarrar em obstáculos e resistências. Assim foram precisos séculos para que se consolidassem grandes mudanças, como o Cristianismo e a Democracia.
A estrutura social impõe obstáculos e resistências que dificultam a mudança social. Obstáculos são barreiras oriundas da própria estrutura da sociedade e que dificultam ou impedem a mudança social. Resistências são atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social.
Em toda estrutura social existem grupos ou camadas sociais cujos interesses ou valores fazem com que resistam abertamente à mudança social.
As atitudes individuais e sociais podem favorecer ou não a mudança social. Podemos classificar essas atitudes em três tipos principais: atitude conservadora, atitude reformista ou progressista e atitude revolucionária.
A atitude conservadora é aquela que se mostra contrária ou temerosa em relação às mudanças. Nela se enquadram o tradicionalismo e o reacionarismo.
A atitude reformista ou progressista é a que vê com agrado a mudança moderada. É o desejo de mudança gradativa dos modos de vida existente e das instituições.
A atitude revolucionária é q que defende transformações profundas, até com o emprego de métodos violentos, no sentido de mudar o status quo.
Um grupo ou um indivíduo pode ser conservador em alguns aspectos e reformistas ou revolucionário em outros.






















TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Leia o texto: Organização Social e responda as questões a seguir:
1- Descreva organização social.
2- Como seria a vida em sociedade se não tivéssemos leis para regulamentar a vida social?
3- Como existe o espaço físico e o espaço geográfico, qual é o outro conceito de espaço criado? Que tipo de espaço é este?
4- Conceitue grupo social.
5- O indivíduo ao longo de sua vida participa de vários grupos sociais. Complete usando o exemplo
a) Grupo familiar: a família
b) Grupo educativo ........................................................
c) Grupo vicinal .............................................................
d) Grupo religioso ..........................................................
e) Grupo profissional .....................................................
f) Grupo de lazer ............................................................
g) Grupo político ............................................................

6- Existem, além dos grupos sociais organizados, formas diferentes de agrupamentos sociais, chamados de ......................................................................
7- Conceitue agregado social.
8- O agregado social não é ................................................ e as.............................. que dele participam são ..........................................................................................
9- Citar 3 exemplos de agregado social.
10- Conceitue classe social.
11- Relacionar os níveis de divisão e de subdivisão das classes social no Brasil.
12- Conceitue camada social.
13- Quais são as formas históricas de camada social?
14- De onde vem a expressão estratificação social. Justifique.
15- Citar os tipos de estratificação social existente na sociedade, definindo cada uma delas.
16- Dos tipos de estratificação citados, qual deles se sobrepõe aos outros?
17- Dê o conceito de contato social.
18- Escreva a frase de Aristóteles sobre a sociabilidade humana.
19- Comente a frase: “A vida em grupo é uma exigência da natureza humana”.
20- Complete: O homem tem necessidade dos seus semelhantes para sobreviver, .................................................................................................................................................................................................................................................................
21- Defina cooperação e dê 4 exemplos de seu conhecimento.
22- Defina isolamento social.
23- Na sua opinião, pode ou não haver isolamento completo entre as pessoas? Porque?
24- Cite os tipos de isolamento social de acordo com o texto, definindo cada um deles.
25- Comente quando uma pessoa está ajustada socialmente.
26- Quando é que uma pessoa está desajustada socialmente?
27- Comente integração e desintegração social.
28- Cite 4 acontecimentos ocorridos no mundo que provocaram mudanças sociais.
29- Conceitue obstáculos sociais e barreiras sociais.
30- Resuma o trecho: Fatores contrários à mudança social, destacando as atitudes conservadoras, atitudes reformistas ou progressistas e as atitudes revolucionárias.