terça-feira, 27 de abril de 2010

O FENÔMENO URBANO
Para o Sociólogo Max Weber a cultura ocidental tinha seu eixo central na religião. Com o advento da modernidade “implodiu” esta visão unitária, dividindo-se em estruturas, expressões e ciências.
Até o 8º milênio a.C. a cultura era de caráter nômade e pastoril. Os primeiros povoados começaram a partir do assentamento na terra.
No período pré-industrial a cidade era o habitat do homem. A preocupação da cidade pré-industrial era de ser a morada do homem. Com a industrialização a cidade passou a ser o motor da sociedade. A Revolução Industrial alterou e determinou os próprios costumes.
No período pós-industrial a cidade ficou extensa, densa, heterogênea. O homem, pode-se dizer, ficou relegado a segundo plano. A cidade virou uma maneira especial de ver as coisas. A cidade criou uma nova mentalidade nas pessoas; alterou as relações humanas em relações funcionais; alterou as normas tradicionais de trabalho e os ritmos da natureza.
Na cidade hoje, estão os grandes sinais da cultura da modernidade. O sábio foi substituído pelo técnico, o especializado. As cidades estão marcadas pelas vicissitudes modernas e sociais. As relações fundamentais com a natureza, com os outros e com Deus foram alteradas.
Com a industrialização a natureza passou de sacralizada para explorada. As relações com os outros passaram a ser funcionais. Ficamos opacos à transcendência. Pode-se dizer que o processo social é eminentemente dinâmico. A história mudou na medida em que a tecnologia evoluiu. Vivemos hoje em um novo contexto social.
Resultado do Segundo Trabalho de Sociologia – 2º A – 1º Bimestre 2010
Temas Diversos – Valor: 2,5
Maurício
Rivadávia
Jéssica de Sousa
Mariana
Aline Silveira
Gabriela
Riguel
Matheus
Jéssica Oliveira
Rachel
Ludimila
Marli
Valéria
Alisson
Cleiton
Willian
Miquéias
Aline Coelho
Antônio Marcos
Carolline
Meiriele
Núbia
Resultado do Segundo Trabalho de Filosofia – Tomaz de Aquino + Blaise Pascal – 2º A – 1º Bimestre 2010 – Valor: 2,5
Mariana
Silvana
Walace
Wagner
Thales
Jéssica de Sousa
Rachel
Tamiles
Antônio Marcos
Geasa
Mª Isabel
Beatriz
Aline Coelho
Elias Teles
Marcos Teles
Ludimila
Priscila Cristina
Rivadávia
Resultado do primeiro Trabalho de Sociologia – 2º A – 1º Bimestre 2010
Tema: O Contexto Histórico do Nascimento da Sociologia
Valor: 2,5
Marly
Rachel
Flaviana
Rivadávia
Wagner
Walace
Maurício
Maria Isabel
Luana
Miquéias
Geasa
Marcos Teles
Elias Teles
Thales
Ludimila
Jéssica de Sousa
Mariana
Beatriz
Priscila Cristina
Wilian
Meiriele
Aline Silveira
Carolline
Ana Carolina
Núbia
Tamilles
Resultado do Primeiro Trabalho de Filosofia – Santo Agostinho – 2º A
1º Bimestre 2010 – Valor: 2,5 pontos

Antônio Marcos
Priscila Cristina
Meiriele
Marcos Teles
Mª Isabel
Silvana Machado
Flaviana
Núbia
Jéssica Oliveira
Beatriz
Carolinne
Jéssica de Sousa
Mariana
Stéffany
Amanda
Bruno
Maurício
Rivadávia
Aline Coelho
Tamilles
Elias Teles
Wagner
Ludimila
Ana Carolina
Aline Silveira
Wallace
Valéria
Marli
Thales
Luana
Resultado do Primeiro Trabalho de Filosofia – Santo Agostinho – 2º A
1º Bimestre 2010 – Valor: 2,5 pontos

Antônio Marcos
Priscila Cristina
Meiriele
Marcos Teles
Mª Isabel
Silvana Machado
Flaviana
Núbia
Jéssica Oliveira
Beatriz
Carolinne
Jéssica de Sousa
Mariana
Stéffany
Amanda
Bruno
Maurício
Rivadávia
Aline Coelho
Tamilles
Elias Teles
Wagner
Ludimila
Ana Carolina
Aline Silveira
Wallace
Valéria
Marli
Thales
Luana

sábado, 24 de abril de 2010

Resultado do 1º Exercício de Fixação de Filosofia – 1º B – 1º Bimestre 2010
Valor do Trabalho: 5 Pontos
Ludimila
Wilma
Bruna
Franciele
Cláudio
Lana
Graci Kelly
Juliana
Carlos Henrique
João Vitor
José Paulo
Luciana Zacarias
Mariana
Lilian Bruna
Aline Santana
Max
Carolina
Samuel
Aline Bastos
Wosdani
Aline Aparecida
Fabiana Cerqueira
Dayse
Éder de Oliveira
Resultado do 1º Exercício de Fixação de Filosofia 1º A - 1º Bimestre 2010
Valor: 5 pontos
Alefi
Gabriela
Flaviane
Lana
Yasmim
Tayná
Aryani
Emiliana
Natália
Daniela
Marina
Eduarda
Rafaela
Taís
Anie
Yara
Jorge
Carolina
Sebastião
Resultado do 1º Trabalho de Sociologia 1º A – 1º Bimestre 2010
Valor: 5 pontos
Eduarda
Vitor
Yasmim
Lana
Thainá
Flaviane
Fabiane
Jaina
Marina
Gabriela
Filemon
Daniel
Natália
Jorge
Anie
Taís
Aryani
Késia
Yara
Emiliana
Daniela
Igor
Rafaela
Carolina
Ângela
sebastião

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O FENÔMENO URBANO
Para o Sociólogo Max Weber a cultura ocidental tinha seu eixo central na religião. Com o advento da modernidade “implodiu” esta visão unitária, dividindo-se em estruturas, expressões e ciências.
Até o 8º milênio a.C. a cultura era de caráter nômade e pastoril. Os primeiros povoados começaram a partir do assentamento na terra.
No período pré-industrial a cidade era o habitat do homem. A preocupação da cidade pré-industrial era de ser a morada do homem. Com a industrialização a cidade passou a ser o motor da sociedade. A Revolução Industrial alterou e determinou os próprios costumes.
No período pós-industrial a cidade ficou extensa, densa, heterogênea. O homem, pode-se dizer, ficou relegado a segundo plano. A cidade virou uma maneira especial de ver as coisas. A cidade criou uma nova mentalidade nas pessoas; alterou as relações humanas em relações funcionais; alterou as normas tradicionais de trabalho e os ritmos da natureza.
Na cidade hoje, estão os grandes sinais da cultura da modernidade. O sábio foi substituído pelo técnico, o especializado. As cidades estão marcadas pelas vicissitudes modernas e sociais. As relações fundamentais com a natureza, com os outros e com Deus foram alteradas.
Com a industrialização a natureza passou de sacralizada para explorada. As relações com os outros passaram a ser funcionais. Ficamos opacos à transcendência. Pode-se dizer que o processo social é eminentemente dinâmico. A história mudou na medida em que a tecnologia evoluiu. Vivemos hoje em um novo contexto social.
Trabalho de Sociologia
Leia o texto: O Fenômeno Urbano e Resolva as Questões
1-Onde a cultura ocidental tinha o seu eixo central, de acordo com o sociólogo Max Weber?
2-Como começaram os primeiros povoados, segundo ele?
3-Qual era a preocupação da cidade pré-industrial?
4-Com a industrialização, como passou a ser a cidade?
5-Dê o significado das palavras ou expressões:
a) Advento da modernidade
b) Implodiu a visão unitária
c) Cultura de caráter nômade e pastoril
d) Período pré-industrial
e) Período pós-industrial
6-O que significa dizer:
a) No período pré-industrial a cidade era o habitat do homem.
b) A industrialização alterou e determinou os próprios costumes.
c) No período pós-industrial a cidade ficou extensa, densa, heterogênea.
d) O homem ficou relegado a segundo plano.
7) No parágrafo: Na cidade hoje, estão os grandes sinais de cultura da modernidade. Continue explicando:
a) O sábio foi substituído pelo técnico, o especializado.
b) A cidade está marcada pelas vicissitudes modernas e sociais.
c) As relações fundamentais com a natureza, com os outros e com Deus foram alteradas.
d) Com a industrialização a natureza passou de sacralizada para explorada.
8-Na última linha do texto: Vivemos hoje em um novo contexto social. Em que contexto social nós vivemos?Comente.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

FILOSOFIA
A Palavra Filosofia tem sua origem em dois vocábulos gregos: PHILEIN E SOPHIA, que significa, Amigo da sabedoria, amor a sabedoria, ou amante da sabedoria. O termo filosofia representa o desejo, a procura e o amor ao saber.
É um conjunto de princípios que se propõe a explicar de maneira unificada a natureza de todas as coisas e a conduta humana em relação a elas. É o estudo dos valores que orientam o comportamento humano. É uma reflexão crítica sobre os fundamentos da realidade e de seu conhecimento. É a ciência das causas primeiras e do porquê das coisas.
Características Principais da Filosofia
a) Conteúdo – Todas as coisas. A filosofia procura responder qual é a origem de todas as coisas.
b) Objeto – Puro desejo de conhecer e contemplar a verdade.
c) Método – Uma explicação puramente racional da totalidade das coisas.

Ponto de partida do ensino da filosofia: A realidade que está a nossa volta.
Ponto de chegada do ensino da filosofia: Formação de mentes ricas de teorias, hábeis no uso do método, capazes de ler, de modo crítico a realidade, propor, desenvolver e resolver os problemas que nos aparecem.

Exigência Prática Filosófica: humildade de se perceber que a verdade não é uma propriedade de ninguém, mas que está aí esperando ser desvendada por qualquer um.

Filosofia de Vida – é uma concepção da vida e do mundo que irá interferir em nossas atitudes e modo de ser. É uma idéia do mundo e um programa proposto diante da realidade. É uma visão das coisas, que poderá ser otimista ou pessimista; progressiva ou retrógrada; motivadora ou inibidora de uma ação.

A Importância dos Filósofos: Os filósofos foram importantes e são importantes, pelo que disseram, pela tradição que geraram e até por aquilo que deixaram de dizer.

Tarefa dos Filósofos: Refletir sobre as experiências e os conhecimentos, questioná-los, problematiza-los e resolvê-los.

O Filósofo – Quem é ele?
Filósofo é a pessoa que se ocupa da filosofia, por considerá-la princípio do conhecimento, seja como teoria do saber, seja como norma de vida, a fim de determinar a hierarquia dos valores.

A DIVISÃO DA FILOSOFIA E SUAS FASES
1ª – A Natureza: Cosmos – Os Pré-Socráticos
2ª – O Homem – Sua moral e sua essência – Sócrates
3ª – Deus – a fé e a religião – Agostinho, Tomaz de Aquino, Guilherme de Okam, Anselmo, Ambrósio, Blaise Pascal e outros.
4ª – O Conhecimento – René Descartes, Imanuel Kant e outros.
5ª – A Linguagem – Ludwig Wittgenstein
6ª – A Sociedade – Os Filósofos Contemporâneos

sexta-feira, 9 de abril de 2010

TEXTO: PORQUE FILOSOFIA?
A Inclusão do curso de filosofia no currículo das escolas de 2º grau e nas séries iniciais do 3º grau talvez leve algumas pessoas a considerarem que só os alunos de ciências humanas deveriam se ocupar com seu estudo, e não os futuros engenheiros, médicos, comerciantes, técnicos e profissionais da área de ciências exatas e biológicas.
Ao contrário, defendemos a idéia de que a iniciação filosófica não é só necessária como também deveria ser obrigatória do ponto de vista pedagógico, por ser muito importante para a formação integral de todos os alunos. Porque ao estimular a elaboração do pensamento abstrato, a filosofia ajuda a promover a passagem do mundo infantil ao mundo adulto. Se a condição do amadurecimento está na conquista da autonomia no pensar e do agir, muitos adultos permanecem infantilizados quando não exercitam desde cedo o olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo.
O estudo de filosofia é essencial porque não pode pensar em nenhum homem que não seja solicitado a refletir e agir. Isso significa que todo homem tem(ou deveria ter) uma concepção de mundo, uma linha de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido de manter o modificar as maneiras de pensar e agir do seu tempo. A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, em um saber a respeito dessa experiência.
Em última análise, cabe à filosofia fazer a crítica da cultura. Só assim será possível desvelar as formas de dominação que se ocultam sob o convencionalismo, a alienação e a ideologia.
No entanto, bem sabemos que uma das características dos Estados autoritários é impedir o ensino da filosofia e silenciar a crítica dos pensadores, a fim de garantir a obediência passiva dos cidadãos. Isso já aconteceu no Brasil quando, a partir de 1971, o ensino de filosofia desapareceu das escolas de 2º grau durante treze anos e os cursos de filosofia do 3º grau se esvaziaram a ponto de algumas faculdades terem cogitado a sua extinção.
Por isso, qualquer que seja a atividade profissional futura ou projeto de vida, enquanto pessoa e cidadão, o aluno precisa da reflexão filosófica para o alargamento da consciência crítica, para o exercício da capacidade humana de se interrogar e para a participação mais ativa na comunidade em que vive.

Apresentação do Livro: Filosofando, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Editora Moderna, 2ª edição revista e atualizada.

Trabalho
1-De acordo com a opinião das autoras do Livro Filosofando, Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, a filosofia na escola, além de ser necessária, deveria ser obrigatória. Apresente 4 motivos, de acordo com o texto.
2-Elas afirmam que o estudo da filosofia é essencial. Porquê?
3-O que significa dizer: “a filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica”.
4-Dê sua opinião: “Muitos adultos permanecem infantilizados quando não exercitam desde cedo o olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo”.
5-Comente sobre a afirmação: “Qualquer que seja a atividade profissional ou projeto de vida, o aluno precisa da reflexão filosófica”.
6-Faça um comentário do texto.
SOCIOLOGIA
1-CONCEITO

Sociologia é a ciência que estuda o homem na sociedade. É a ciência ou disciplina que estuda os aspectos gerais dos fenômenos sociais, buscando sempre apontar possíveis soluções e alternativas para os problemas existentes.. É também o estudo dos fatos sociais, dos grupos sociais e dos processos sociais.

2-A SOCIOLOGIA E AS SOCIOLOGIAS
Sociologia doméstica ou familiar - família
Sociologia da educação-escola
Sociologia da religião - Igreja
Sociologia econômica - trabalho e capital
Sociologia rural - a vida na roça
Sociologia urbana - a vida na cidade
Sociologia política – nação ou grupo de nações

3-DIVISÃO DA SOCIOLOGIA

Sociologia Geral - estuda os princípios gerais, as leis, os métodos, a sociedade em geral, os processos sociais e as estruturas sociais.

Sociologia Especial – No grupo das sociedades especiais, cada um a delas trata de um grupo especial de fenômenos da vida social. Ex.: Sociologia Educacional, sociologia econômica, sociologia política,religiosa, familiar, etc.

Sociologia Experimental – Consiste no trabalho de campo, na pesquisa social, na verificação pessoal in-loco ( no local) dos fenômenos sociais.

4-Objetivo da Sociologia
A sociologia tem como objetivo o estudo da sociedade,isto é, da forma pela qual os homens vivem em grupos, das relações que estabelecem e das conseqüências dessas relações.

5 - O Objeto da Sociologia
O objeto de uma ciência é aquilo que ela maneja, ou seja, aquilo com que ela trabalha.
O objeto da sociologia, portanto, é o fato social. São as formas sociais que surgem entre as pessoas; são os processos.
Sociais resultantes da integração. É a analise das estruturas e instruções sociais.

6 – O Método da Sociologia
Método é o conjunto de processos para se atingir um determinado fim.
O Método geral mais usado pela sociologia é o método indutivo. Neste método compreende-se as seguintes frases:
1ª - Observação;
2ª – Formulação de hipótese;
3ª – Experimentação;
4ª – Generalização.
Obs.: É muito mais fácil observar os fatos próximos de nós do que os longínquos. Por isso é que se aconselha que o estudo da sociologia comece nos grupos mais próximos: nossa família, nossa escola, nossa comunidade... Para depois atingir a sociedade toda.

A SOCIEDADE
Sociedade é a Reunião de pessoas ligadas pelos mesmos laços materiais e espirituais.
Os homens vivem sempre em sociedade.
As pequenas sociedades chamam-se comunidades.

TRABALHO

1- Conceitue Sociologia.
2-A sociologia é a ciência ou ................................. que estuda os ............................................................................................................................., buscando sempre .....................................................................................para os problemas existentes.
3-A sociologia é também o ..............................................................., dos ....................................................... e dos ..........................................................
4- O que podemos considerar como um fato social?
5- O que podemos considerar como um fenômeno social?
6- De acordo com a sociologia e as sociologia, complete:
a) A sociologia da educação estuda..................................................
b) A sociologia familiar ou doméstica estuda ..................................
2)A sociologia da religião estuda ...................................................
d)A sociologia econômica estuda ...................................................
e) A sociologia política estuda .........................................................
f) A sociologia rural estuda ..............................................................
g) A sociologia urbana estuda ..........................................................
7- A sociologia está dividida em: ......................................................................., ....................................................., .....................................................................
8- A sociologia geral estuda o quê?
9- De acordo com a sociologia especial, cada uma delas trata de .............................................................................................................................
10- O que significa o termo “sociologia experimental”?
11- Em que consiste o trabalho da sociologia experimental?
12- O que significa a expressão: “in-loco” dos fenômenos sociais?
13- Qual é o objetivo da sociologia?
14-Sabendo-se que o objetivo da sociologia é o estudo da sociedade, comente sobre:
a) “Os homens sempre viveram em grupos”.
b) “As relações estabelecidas entre as pessoas”.
15-As relações entre as pessoas tem algumas consequências? Comente.
16- Qual é o objeto da sociologia?
17- O objeto de uma ciência é aquilo com que ela trabalha. A sociologia trabalha com quê?
18- defina a palavra Método.
19- Qual é o método mais usado pela sociologia? Quantas e quais são as suas fases?
20- Faça o que se pede abaixo:
a)Conceitue sociedade.
b) Complete: Os homens sempre vivem em ........................................................
c) Como são chamadas as pequenas sociedades?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

TRABALHO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – SALMO 8

1)Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome. Em................ .................................., pois puseste a tua ................................... sobre os..........................................................................................................
2) Tu ordenaste força da boca das crianças por causa de quê?
3)Quando vejo os ............................................ obra dos teus .....................................................a ........................... e as ........................................................... que preparastes.
4)Fazer um comentário geral do Salmo 8
TRABALHO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
Leia o Salmo 1 e Responda as Questões a Seguir
1)De acordo com o Salmo, quem é considerado Bem-Aventurado?
2)Onde o homem bem-aventurado tem o seu prazer?
3)Como é sua meditação na lei do Senhor?
4)O homem bem-aventurado é comparado a quê?
5)Como são os ímpios?
6)Os ímpios subsistirão(passarão pelo juízo)? Porque?
7)Fazer um comentário do Salmo
TRABALHO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Leia Atos dos Apóstolos 2,1-11 e responda as questões a seguir

1-Cumprindo-se o dia de Pentecostes, como estavam os apóstolos de Jesus?
2-E, de repente, o que veio do céu? O que aconteceu?
3-O que foi visto por eles?
4-Quando ficaram cheios do Espírito Santo, o que fizeram?
5-Quem estava habitando em Jerusalém naqueles dias?
6-Quando ocorreu aquele som e ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque...........................................................................
7-E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: ....................................................................................................(7b-8).
8- Quais as nações relatadas nos versículos 9 a 11.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
De acordo com o texto: Festas Juninas, responda as questões abaixo:
1)A tradição de celebrar o mês de junho é antiga. Há quantos anos?
2)O que fazia parte destes rituais pagãos?
3)No Brasil a data é celebrada desde quando?
4)O costume foi trazido para o Brasil por quem?
5)Citar alguns nomes de alimentos da festa junina.
6)Citar os costumes da festa junina.
7)O que franceses acrescentavam à quadrilha?
8)Os fogos de artifícios foram trazidos por quem?
9)A dança-de-fitas é originária de onde?
10)Comente sobre a tradição das festas juninas.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
1-Em quantas partes está dividida a Bíblia?
2-Qual é a abreviatura para Antigo Testamento e para o Novo Testamento?
3-Porque a Bíblia é considerada a palavra de Deus?
4-Quantos livros contém o Antigo Testamento e quantos livros contém o Novo Testamento?
5-Que nome é dado aos 5 primeiros livros da Bíblia?
6-Quantos são os livros históricos? Quais são eles? Porque são chamados livros históricos?
7-Quantos são os livros sapienciais? Quais são eles? Porque são chamados sapienciais?
8-Quantos são os livros proféticos? Quais são eles? Porque são chamados livros proféticos?
9-Quantos são os Evangelhos? Citar os nomes dos Evangelhos.
10-Quantas são as Cartas de Paulo? Quais são elas? Quantas são as outras cartas e quais são?
UMA MENSAGEM DE OTIMISMO

PAIS BRILHANTES

Bons pais dão presentes; pais brilhantes dão seu próprio ser...

Bons pais nutrem o corpo; pais brilhantes nutrem a personalidade...

Bons pais corrigem erros; pais brilhantes ensinam a pensar...

Bons pais preparam os filhos para os aplausos; pais brilhantes preparam os filhos para os momentos de fracassos...

Bons pais conversam; pais brilhantes dialogam como amigos...

Bons pais dão informações; pais brilhantes contam histórias...

Bons pais dão oportunidades; pais brilhantes nunca desistem...

Autor Desconhecido
Lucas 8:19-21: A FAMÍLIA DE JESUS
19.Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele por causa da multidão.
20.E foi-lhe dito : "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora querendo ver-te".
21.Ele, porém, respondendo, disse-lhes: "minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam".
Aqui são nos apresentados os familiares de Jesus, numa cena curta e objetivas. Jesus achava-se em casa, e a multidão o comprimia de tal forma que ninguém podia chegar até ele (cfr. Marc. 2:1-2; vol. 2o.pág. 81). E quando se apresentam Sua Mãe e Seus irmãos e querem falar-Lhe.
Em Mateus, o vers. 47 parece apócrifo, pois falta nos códices aleph e B, em quatro manuscritos, nas versões siríacas (sinaítica e curetoniana) e na saídica. Por isso não é aceito por Hort, Soden, Tischendorf, Lagrange e Pirot. Com efeito é redundante, com um pormenor desnecessário, podendo passar-se do 46 ao 48.
Em Marcos, que apesar de mais sucinto é o que traz mais minúcias, a cena é descrita em dois lances. No primeiro dá-nos ciência de que seus parentes (hoi par'autou) vieram a saber, em Nazaré (que distava de Cafarnaum cerca de 30 km) do que se passava com Jesus. As notícias chegam sempre aumentadas, mormente após caminharem trinta quilômetros! Tão exagerada, que seus "Parentes" o julgaram "fora de si" e foram depressa "para segurá-lo", a fim de impedir que Seu entusiasmo e Sua exaltação mística Lhe prejudicassem a saúde. A expressão "fora de si" é usada por Paulo (2 Cor. 5:13) para exprimir exatamente o êxtase místico, e não (como traduziu a Vulgata) a loucura.
Entre a notícia recebida e a chegada a Cafarnaum, Jesus tem tempo de discutir com os escribas de Jerusalém.
Quando seus "parentes" chegam, é que ficamos sabendo de quem se tratava: "sua mãe, seus irmãos e suas irmãs".
A expressão "suas irmãs" está nos códice A, D, E, F, H, M, S, U, V, Gama, e na maior parte das antigas versões latinas; é aceita por Soden e Merck; Vogel e Nestle a colocam entre colchetes. Não aparece nos códiçes Aleph, B, C, G, K, Delta, Pi, 1, 13, 33 e 69 e na Vulgata, sendo recusada por Westcott-Hort, Souter, Swete, Lagrange e Pirot.
A pergunta, aparentemente desrespeitosa para com Sua mãe, vem demonstrar que Jesus, em sua missão, näo está preso pelos laços sangüíneos, tão frágeis que só vigoram numa dada encarnação. A família espiritual é muito mais sólida, pois os vínculos são espirituais (sintônicos) e não materiais (sangue e células perecíveis). Jesus não pode subordinar-se as exigências do parentesco terreno, mesmo em se tratando de Sua mãe. Com o olhar benévolo sobre os que O rodeavam, Jesus lança Sua doutrina nítida: o ideal é superior aos laços de sangue; a família espiritual é mais importante que a natural e sobreleva a ela. Nem se diga que há mais obrigação de cuidar dos "próximos" consangüíneos, mais do que dos estranhos, já que aqueles constituem uma "obrigação" (e por isso os romanos os designavam com a palavra "necessários"), e os outros "apenas" amizade. Não vale isso: pois se os parentes consangüíneos realmente amam o idealista e querem sua presença e assistência constante, por que também não se tornam seus discípulos espirituais e o acompanham por toda parte como os demais adeptos?
Para o que se dedica ao ministério espiritual contam apenas, como parentes" aqueles que lhes bebem os ensinos e dele se aproveitam para evoluir. Se os consangüíneos quiserem, podem agregar-se aos discípulos (como o fizeram os irmãos de Jesus Tiago e Judas Tadeu, que até se tornaram Seus emissários (apóstolos).
Quanto aos quatro irmãos de Jesus (Tiago, Judas Tadeu, Simão e José e às duas irmãs (Maria e Salomé), já apresentamos o problema do parentesco no vol. 2o. pág . 111-112.
A lição de Jesus (individualidade) quanto ao modo de serem tratados os parentes consangüíneos, vale hoje e sempre. Não é o fato, repitamos, de haver um laço de parentesco, que pode desviar o curso evolutivo de um espírito. O parentesco espiritual de fraternidade REAL com todas as criaturas (porque filhos do mesmo PAI celestial), é muito mais forte; e Jesus ensina categoricamente: "a ninguém na Terra chameis vosso Pai, porque só um vosso Pai: aquele que está nos céus" (Mat. 23:9), ou seja no imo do coração: a Centelha Divina, o Cristo Interno.
Os Parentes - inclusive pai, mãe, irmãos e irmãs - são acidentes temporários que se desfazem ao terminar essa encarnação, renovando-se a cada novo nascimento (salvo exceções em que se verifica uma repetição que, por vezes, dura duas ou três vidas).
Mas os sintônicamente afins, esses seguem em grupos homogêneos que, mesmo sem parentesco físico algum, se reencontram seguidamente durante milênios.
Outra lição que depreendemos ao texto, é que os parentes representamos veículos do espírito (físico, etérico, astral e intelecto), que são os "parentes" terrenos mais próximos e chegados ao espírito encarnado. E a descrição do modo de tratá-los mereceu um tratado especial, o Bhagavad-Gita.
A cena evangélica, neste passo, mostra-nos como a individualidade deve tratar seus veículos. Muitas vezes o Espírito se retira ou trabalha, na meditação ou no estudo; e os veículos físicos vem chamá-lo, porque o acham "fora de si", desequilibrado. Mas o Espírito, de acordo com a lição de Jesus, precisa colocá-los em seu devido lugar. Eles tem que ser veículos que façam a vontade do Pai (Centelha Divina) e conduzam à espiritualizaçäo. Se quiserem atrapalhar, conclamando o Espírito para satisfação dos apelos do físico, das sensações do etérico, das emoções desequilibradas do astral e dos prazeres puramente intelectuais, não devem ser atendidos, mas rejeitados, quanto o Espírito busca seus pares, os que estão na mesma faixa vibratória.
As exigências fisiológicas tendem sempre a afastar o Espírito de sua ascensão evolutiva, e por isso a personalidade é, realmente, um "satanás" ou "diabo", que tenta desviar todos os impulsos que levam ao Sistema, ao pólo positivo - que é árduo de conquistar - para arrastá-lo para o pólo negativo, onde tudo é mais fácil, agradável e satisfatório. Mas o Espírito prevenido pelo ensino do Mestre recusa ouvir-lhe essas exigências, e lhe responde autoritariamente que, se quiserem algo dele, o acompanhem na sua evolução, como servos dóceis e eficientes.
(Extraído do livro "Sabedoria do Evangelho")