segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A ESCOLA DE FRANKFURT E SUA TEORIA CRÍTICA, O CÍRCULO DE VIENA E O CENTRO DE PESQUISA SOCIAL

A Escola de Frankfurt teve sua origem no “Instituto de Pesquisa Social”, fundado em 1923. Suas principais características são:
- Rejeita o marxismo soviético e desenvolve uma severa crítica à sociedade burguesa moderna.
- Procura dar uma visão global e crítica da sociedade, baseada no método dialético, o único capaz de captar as contradições internas da sociedade.
- Procura promover uma transformação radical da sociedade, que leve em conta o homem com sua liberdade e se baseia na colaboração entre todos os homens.

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA ESCOLA DE FRANKFURT
1.Theodor W. Adorno (1903-1969)
- Filósofo e musicólogo.
- Escreveu a “Dialética do Iluminismo”, juntamente com Horkheimer.
- Crítico da cultura moderna. Teve que abandonar a Alemanha, com o domínio nazista, fixando-se nos Estados Unidos.
Para Adorno, através dos Meios de Comunicações Sociais os detentores do poder impõem seus valores e modelos de comportamentos, que ele chamou de indústria cultural.

2.Mase Horkheimer (1895-1973)
- Aderiu ao marxismo como rejeição ao facismo e ao nazismo.
- Escreveu a “Crítica da Razão Instrumental”, desenvolvendo nela 3 idéias principais:
a) O facismo é a versão política do capitalismo na economia.
b) A razão passou a ser instrumental. É um instrumento para alcançar alguns objetivos em favor dos detentores do poder.
c) Rejeita Deus, mas defende a justiça.

3.Herbert Marcuse (1898-1979)
- Filósofo alemão que mudou para os E.U.A., em 1934, quando perseguido pelo nazismo.
- Concorda com Sigmund Freud em sua teoria da repressão dos instintos pela sociedade.
- Admite a violência sistemática para modificar a ordem.
- Afirma que o progresso tecnológico gerará libertação em relação à obrigatoriedade do trabalho, com o surgimento de maior tempo livre.

4.Erich Fromm (1900-1980)
- Pensador sincretista que aproveita tudo o que considera bom da cultura ocidental.
- Afirma que o homem se torna homem quando supera a existência meramente animal.
- Considera que o homem se desenvolve através da submissão.
- A meta dos homens atuais é ter muito. O correto seria procura ser mais.

5.Jurgen Habermas
- Discípulo de Adorno e seguidor de sua dialética.
- Critica o método científico por se limitar a indicar os meios e não os fins.
- Desenvolve a razão comunicativa(ou razão discursiva) para reestabelecer a harmonia entre razão teórica e prática.

6.Karl Otto Apel
- Desenvolveu a razão argumentativa – substitui o “eu penso” pelo “eu argumento”.
- Para ele, argumentar é sempre argumentar com alguém e sobre algo que independe de nosso pensamento.

TRABALHOS
1-Fazer uma pesquisa sobre a Escola de Frankfurt e sua teoria crítica, apresentando:
Como nasceu a referida escola?
Quando nasceu?
Com que objetivos ela nasceu?
Seus principais representantes.
Forma de pensamento de cada um deles.
Qual é a influência do pensamento de cada um deles no mundo de hoje?

2-Fazer uma pesquisa sobre as correntes filosóficas:
Humanismo
Racionalismo
Materialismo
Evolucionismo
Positivismo
Idealismo
Empirismo
Pragmatismo
Apresente sobre cada uma delas:
Principais características
Seus principais idealizadores
Sua influência no mundo de hoje
Comentário geral
Bibliografia
DEZENOVE IDÉIAS SOBRE O HOMEM
1.Bíblia: “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. “Todos pecaram e todos são privados da glória de Deus”. É nesse filho, pelo seu sangue, que temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós sua plenitude de sabedoria e prudência. Portanto, inocência original, pecado e redenção em Cristo”.
2.Homero: “Como as folhas na floresta são as gerações dos homens. Veja: a uns o vento dispersa e a outros o madeiro vicejante faz brotar no tempo da primavera. Assim são as gerações dos homens, esta cresce, aquela desaparece”.
3.Aristóteles: “Animal racional (zoon logikón). A idéia é de que a característica essencial do homem e a razão perpassa toda a história da filosofia, pelo menos até o idealismo alemão.
4.Agostinho: “Fizeste-nos para vós, Senhor. Inquieto está o nosso coração, enquanto não repousar em vós.”
5.Giordano Bruno: “O homem se situa no limite entre o tempo e da eternidade, participando de ambos.
6.Blaise Pascal: “Caniço pensante”. Mesmo se o universo aniquilasse o homem, este ainda seria mais nobre do que aquele que o mata, porque sabe que morre, o universo não o sabe. O pensamento é portanto, a nossa suprema dignidade”.
7.Thomas Hobbes: “Homo homini lupus” (o homem é o lobo do homem).
8.Lamettrie: “O homem é uma máquina” (homme machine).
9.Rousseau: “Tudo é bom, quando sai das mãos do criador. Tudo degenera sob as mãos do homem. O homem em si mesmo é bom, a sociedade o corrompe”.
10.Goethe: “O homem não pode permanecer por muito tempo na consciência ou no estado consciente; deve refugiar-se no inconsciente, pois nele vive a sua raiz”.
11.Fichte: “O sentimento da espécie humana não consiste apenas em ser racional, mas em tornar-se racional”.
12.Immanuel Kant: “O homem é cidadão de dois mundos”.
13.Kierkegaard: “O homem é uma relação que relaciona consigo mesmo”.
14.Karl Marx: “O homem não passa de um conjunto de relações sociais”.
15.Haechel: “O homem é um animal como os outros animais, pertence ao ramo dos mamíferos, é apenas mais evoluído”.
16.Nietzsche: “O homem é um animal doente. Animal ainda não fixado”. Percorrestes os caminhos do verme do homem e muita coisa em vós ainda é verme. Outrora éreis macacos e mesmo agora o homem é mais macaco do que qualquer um... O homem é um cabo, preso entre o animal e o super-homem. O homem é um cabo sobre um abismo”.
17.Max Scheler: “Biologicamente o homem é um erro da vida; metafisicamente, é um asceta da vida”.
18.Sartre: “A existência precede a essência”. O traço do ser humano é ser para si, liberdade e criador de valores. Mas no fundo, tudo é absurdo e o homem é uma paixão inútil.
19.Heidegger: “O homem é o ente, em cujo ser se trata dele mesmo. É o pastor do ser”.

Trabalho
Leia o texto: Dezenove Idéias sobre o Homem; Faça sua interpretação, Escolha a idéia que melhor traduz o sentido do homem e justifique sua resposta.
WITTGENSTEIN E A FILOSOFIA DA LINGUAGEM
Ludwig Wittgenstein nasceu em Viena, em 26 de abril de 1889. foi o principal representante da filosofia da linguagem e inspirador do Círculo de Viena. Estudou engenharia em Berlim, em 1906, em Manchester, em 1908 e depois matemática em Cambride, 1911. Lutou no exército austríaco, na 1ª guerra mundial, sendo feito prisioneiro pelos italianos em 1918.
O conjunto de suas obras é dividido por seus intérpretes em duas fases: o primeiro Wittgenstein e o segundo Wittgenstein.
Na sua primeira obra Wittgenstein busca traçar os limites do que se pode pensar e representar pela linguagem, com o propósito de julgar a legitimidade das pretensões da filosofia e encontrar a estrutura essencial da linguagem, o seu alcance e seus limites, quando assim ele disse: “daquilo que não se pode falar, deve se calar”.
Na segunda obra, chamado de 2º Wittgenstein, o filósofo passou a trilhar um novo caminho, afirmando ser extremamente insatisfatório os conceitos da linguagem estabelecidos anteriormente, julgando ser necessário aprimorar seus estudos, procurando elucidar todos os problemas da linguagem.
Através dos “jogos de linguagem” ele chegou a conclusão de que as palavras nem sempre são empregadas no sentido verdadeiro e que seus significados nem sempre é o objeto que representa.
Morreu de câncer em 1951.





Trabalho
1-Caracterizar o nascimento do filósofo Ludwig Wittgenstein e sua trajetória de vida.
2-Como pode ser dividido o conjunto de suas obras, de acordo com seus intérpretes?
3-O que Wittgenstein procura tratar na sua primeira obra chamada Tratado Lógico Filosófico?
4-Na segunda parte, chamada de investigações filosóficas, qual é o novo olhar do filósofo sobre o assunto?
5-Através da filosofia de linguagem, estudando os “jogos de linguagem” ele chegou a conclusão de que as palavras nem sempre correspondem aos seus verdadeiros significados. Responda se está certo ou errado e justifique sua resposta.
6-O que você acha das gírias que usamos nos dias atuais em nossa linguagem. Faça seu comentário.
JEAN-PAUL SARTRE E O EXISTENCIALISMO
Jean-Paul Sartre nasceu em Paris, em 1905. Realizou seus estudos na Escola Normal Superior e ensinou filosofia em Paris até o início da última grande guerra mundial. Convocado para o exército, foi aprisionado pelos alemães e levado para a Alemanha. Quando voltou para a França, fundou o grupo de resistência intelectual “Socialismo e Liberdade”, juntamente com Merleau-Ponty.
Sartre representa a vertente atéia do existencialismo. Foi niilista e ateu. Sua filosofia se tornou conhecida especialmente através de suas obras teatrais. Era contrário a toda ordem estabelecida. Chegou até a recusar o Prêmio Nobel de Literatura.
Sartre considerava que o homem não tem essência, apenas existência. No homem não há valores a preservar. Para Sartre, somos condenados a ser livres, pois a liberdade consiste na escolha do próprio ser. Na sua obra “O Ser e o Nada” ele afirma que o homem é uma paixão inútil.
Sartre dizia que as pessoas sentem vergonha de serem olhadas e afirmava: “o olhar alheio me fixa e me paralisa”. Sensação de culpa, não por ter cometido algo de errado, mas por ser objeto em meio às outras coisas. Segundo ele, os outros são o inferno para nós.
Sartre dizia que a existência humana é insignificante, absurda e sem sentido. Não há um Deus capaz de trazer sentido à existência humana e a única alternativa é aceitar o absurdo de nossa existência. É necessário que o homem se reencontre consigo mesmo e nada poderá libertá-lo de si próprio, mesmo que fosse possível uma convincente prova da existência de Deus.
Morreu em 1980, com 75 anos de idade.

Trabalho
1-Caracterizar o nascimento do filósofo Jean-Paul Sartre.
2-Cite algumas características de sua vida.
3-Dê o significado das palavras: ateu ou atéia, existencialista ou existencialismo, niilista, essência e existência.
4-O que significa dizer que ele se tornou conhecido por suas obras teatrais?
5-Segundo Sartre, no homem não há valores a preservar. Dê sua opinião.
6-Qual é a sua opinião sobre as afirmativas:
a)“Somos condenados a ser livres”.
b) “O homem é uma paixão inútil”.
c) “As pessoas sentem vergonha de serem olhadas”.
d) “Os outros são o inferno para nós”.
7- Para Sartre, a existência humana é insignificante, absurda e sem sentido. O que você acha? Porquê?
8- Para ele, não há um Deus capaz de trazer sentido à existência humana. Você acredita que a humanidade está tendo verdadeiro sentido? Faça seu comentário.
A ONTOLOGIA FUNDAMENTAL DE MARTIN HEIDEGGER
Martin Heidegger nasceu em Messkirch, Alemanha, em 1889. Foi assistente de Bertrand Hursserl em Friburgo. Sucedeu-o na cátedra de filosofia e se tornou, durante o nazismo, reitor da universidade.
Procurou reconstruir a filosofia em bases novas e aplicar o método fenomenológico ao estudo do ser.
Para Heidegger, o ponto de partida para o estudo do ser é o homem, porque ele não é um ente qualquer, mas um ente que tem relação singular com o ser.
Para ele, a morte pertence à estrutura fundamental do homem. Ela não é uma possibilidade distante, mas constantemente presente. O ser está sempre nessa possibilidade. Depois dela não há outra. Com a morte a pessoa conquista a totalidade de sua vida. Ela é extrema possibilidade que limita e que determina a totalidade do seu ser.
O homem adquire consciência de sua sujeição à morte através da angústia, outra disposição fundamental do ser. A angústia coloca o homem diante do nada, do nada de sentido.
Martin Heidegger foi o teórico da existência, entendida como um “viver para a morte” e da angústia como sentido da ameaça e da presença do nada.
Morreu em 1976, aos 87 anos de idade.

Trabalho
1-Caracterizar o nascimento do filósofo Martin Heidegger.
2-Qual é o ponto de partida para o estudo do ser, segundo Martin Heidegger? Porque?
3-A filosofia de Martin Heidegger é a voltada para a morte. Como ele considera o assunto?
4-O que significa dizer que a morte não é uma possibilidade distante, mas constantemente presente?
5-Martin Heidegger afirmava que o homem está sempre na possibilidade da morte. Depois dela não há outra. Dê sua opinião.
6-Comente: “A angústia coloca a pessoa diante do nada, do nada de sentido”.
NIETZSCHE E A CRÍTICA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
Friedrich Nietzsche nasceu em Rochen, nas proximidades de Lutzen, na Alemanha, aos 15 de outubro de 1844. Foi professor de filosofia da universidade da Basiléia, onde se sentiu destinado a revolucionar toda a filosofia. Abandonou a cátedra, obtendo uma pensão vitalícia. Viajou pela Europa, escrevendo várias obras, criticando os valores estabelecidos.
Uma de suas frases se tornou famosa: “Não sou um homem, sou um dinamite”. Suas idéias serviram como sustentação teórica para o nazismo, quanto à supremacia da raça ariana e seu destino de dominação do mundo.
Nietzsche se considerava o super-homem e o homem do destino. Proclamava a morte de Deus pelo afastamento da sociedade ocidental e dizia que o cristianismo é um vício e uma grande maldição.
Para Nietzsche, a morte de Deus dividia a história da humanidade e afirmava que em Deus está divinizado o nada. Perguntava ele: O que aconteceu com Deus? Eu vos direi: nós o matamos. E acrescentou: “sobre as cinzas de Deus erguerá a idéia do super-homem.
Nietzsche afirmava que a destruição de Deus representaria a construção do super-homem. O super-homem é o sentido da terra. Eu vos conjuro, irmãos meus, a que permaneçais fiéis ao sentido da terra e não presteis fé aos que falam de esperanças supraterrenas.
Para ele, no mundo não há ordem e nem sentido. Morreu em 1900, vítima da loucura.

Trabalho
Leia o texto: Nietzsche e a Crítica da Civilização Ocidental e Resolva
1- Dê o significado das expressões:
a) Abandonou a cátedra, obtendo uma pensão vitalícia.
b) Viajou pela Europa, escrevendo várias obras e criticando os valores estabelecidos.
c) Suas idéias serviram como sustentação teórica para o nazismo.
d) Supremacia da raça ariana e seu destino de dominação do mundo.
2- Comente a frase: “Não sou um homem, sou um dinamite”.
3- O que significa dizer:
a) Nietzsche proclamava a morte de Deus pelo afastamento da sociedade ocidental.
b) Para ele o cristianismo é u vício e uma grande maldição.
4- Faça um paralelo entre o pensamento de Blaise Pascal e Friedrich Nietzsche, mostrando os pontos semelhantes e divergentes entre os dois filósofos.
5- Compare as duas teorias: O Compromisso de apostar em Deus X Teoria da morte de Deus e mostre seus autores.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Período de Duração : 1914 – 1918
A 1@ Grande Guerra Mundial foi um conflito Imperialista
O Mundo inteiro estava dominado e os monopólios queriam tomar conta de partes maiores do planeta.
As grandes potências desejavam expandir seus territórios ou impérios
Houve a arrogância do império da Inglaterra contra a estupidez militarista da Alemanha.
O Clima de rivalidade da época era muito tenso.
PRINCIPAIS CAUSAS DA 1@ GUERRA
A Alemanha e a Inglaterra disputavam o mercado.
No entanto, o crescimento da Alemanha já ultrapassava a Inglaterra.
A Marinha alemã ameaçava a hegemonia da Inglaterra.
Houve a disputa pelos poços de petróleo do Oriente que se encontravam sob o domínio da Inglaterra.
A França queria se vingar da alemanha, pois ela tinha perdido a região da Alsácia-Lorena,rica em jazidas de ferro e carvão para a Alemanha.
A Alemanha e a Itália demoraram a crescer, quando cresceram foi de uma vez, assustando os outros países, chamado de colonialismo tardio.
A ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS NA GUERRA
Os Estados Unidos emprestavam dinheiro e exportavam todo tipo de produto para a França para pagar depois, mas a Alemanha estava na eminência de ganhar a guerra.
A equipe de governo Norte-Americano perguntava: Se a Alemanha ganhar a guerra, quem vai pagar as contas da França e da Inglaterra.
Um clima de nervosismo tomou conta da bolsa de valores de Nova Yorque.
Perguntava-se: Já que os Estados Unidos está gastando com a guerra, correndo o risco de perder seus investimentos, melhor seria sua participação direta na guerra.
Em 1916, com a Europa já cansada de guerrear, o Presidente dos Estados Unidos, Wordron Wilson assinou o decreto liberando as tropas Norte-Americana a entrar na guerra.
PAÍSES DA TRÍPLICE ALIANÇA: Alemanha, Itália e Áustria
PAÍSES DA TRÍPLICE ENTENTE: Inglaterra, França e Rússia
Conseqüências da 1@ Guerra Mundial
A Europa perdeu mais ou menos 10 milhões de homens e mais ou menos 40 milhões ficaram inválidos.
Os campos destruídos afetaram a produção agrícola.
Portos e estradas arrasadas prejudicaram o comércio.
As cidades ficaram arruinadas.
Houve uma grande crise econômica e o declínio do império inglês.
Aumentou o desemprego nos países europeus.
Aumentou a participação das mulheres no mercado de trabalho.
Houve a redefinição do mapa político europeu.
Houve a Formação da Liga das Nações Unidas (hoje ONU), com o objetivo de manter a paz.
Os Estados Unidos se ascenderam como a nação mais poderosa do mundo.

Trabalho
Nome: ......................................................................................................
Data: ........!.........!............... Série: ........ Turma: ........ No ..........
1-Citar o Período de duração da primeira Guerra Mundial.
2-A 1ª Guerra Mundial foi um .....................................................
3-O mundo inteiro estava ............................e os ............................queriam .................................................de partes maiores do planeta.
4-O que as grandes potências desejavam?
5-Houve a arrogância de que império contra a estupidez militarista de qual império?
6-O que significa dizer que o clima de rivalidade da época era tenso?
7-Quais os dois grandes países da época que disputavam o mercado?
8-Citar 4 causas para estourar a 1@ Guerra Mundial.
9-O que podemos chamar de colonialismo tardio?
10-Qual foi o país que emprestava dinheiro para a França?
11-Em que condições esse dinheiro era emprestado?
12-Qual era a pergunta que a equipe de governo Norte-Americano fazia?
13-Qual foi a motivação principal para os Estados Unidos entrar na guerra?
14-Em que ano o presidente dos Estados Unidos assinou o decreto autorizando o seu país entrar na Guerra?
15-Quais os países que faziam parte da tríplice aliança?
16-Quais os países que faziam parte da tríplice entente?
17-Citar 6 consequências da 1@ guerra mundial.
18-Com a primeira guerra mundial, quantos homens mais ou menos a Europa perdeu?
19-A que fator podemos atribuir o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho?
20-Com que objetivo nasceu a Liga das Nações Unidas, hoje ONU?
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Período de Duração: 1939 - 1945
A 2@ Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945, foi um conflito que envolveu praticamente todos os continentes, com 3 grandes cenários de ocupações bélicas: a Europa, o Norte da África e o Extremo Oriente.
A 2@ Guerra Mundial teve 2 fases distintas
1@ Fase: Setembro de 1939 a novembro de 1942 – Caracterizou-se por sucessivas vitórias dos exércitos alemães e italianos.
Início da guerra: A Alemanha invadiu a Polônia, a Inglaterra e a França declararam guerra a Alemanha.
A Inglaterra, que suportava praticamente sozinha o peso da guerra, encontrou a URSS e EUA como aliados.
2@ Fase: Novembro de 1942 a setembro de 1945 – Caracterizou-se pelo recuo das forças totalitárias até a derrota da Alemanha, em maio de 1945 e a do Japão em setembro do mesmo ano.
ALGUNS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA 2@ GUERRA MUNDIAL
25 de julho de 1943 – Queda de Benito Mussoline. Badoglio torna-se 1º ministro da Itália.
Em 28 de novembro de 1943, Joseph Stalin torna-se 1º ministro da URSS.
25 de abril de 1945 – Criação da Organização das Nações Unidas. Início da Conferência de São Francisco.
28 de abril de 1945 – Execução de Benito Mussoline.
30 de abril de 1945 - Suicídio de Adolfo Hitler.
02 de maio de 1945 – Tomada de Berlim. Os exércitos da Alemanha e da Itália se rendem
08 de maio de 1945 – Capituração da Alemanha. Fim da guerra na Europa.
06 de agosto de 1945 – Explosão da 1@ Bomba Atômica em Hiroxima.
O8 de agosto de 1945 – A Rússia declara guerra ao Japão.
09 de agosto de 1945 – Explosão da 2@ Bomba Atômica em Nagasaki.
10 de agosto de 1945 – O Japão bombardeado propõe rendição.
02 de setembro de 1945 – O Japão assina rendição incondicional – Fim da 2@ guerra mundial.

Trabalho
Nome: ..............................................................................................................
Data:........!...........!................ Série: ......... Turma: .......... No.............
1-Citar o período de duração da 2@ Guerra Mundial.
2-A 2@ guerra mundial, ocorrida de ............... a ...................., foi um .......................que .....................todos os ....................................
3-A 2@ guerra mundial teve quantos cenários de ocupações bélicas?
4-Quais foram os 3 grandes cenários de ocupações bélicas?
5-Quantas fases distintas teve a 2@ guerra mundial?
6-1@ Fase da 2@ guerra mundial: ........................................................ a.............................................................................. Caracterizou-se por....................................dos exércitos ....................................... e .......................................................................................................
7-Comente sobre o início da 2@ guerra mundial.
8-Quais foram os dois grandes aliados da Inglaterra na 2@ guerra mundial?
9-2@ Fase da 2@ guerra mundial: ....................................................a .................................. Caracterizou-se pelo .....................................até a derrota da Alemanha, em ............................... e a do..................................................... em ............................................................do mesmo ano.
10-De acordo com o texto, complete as datas com os seguintes acontecimentos da 2@ guerra mundial.
a)25 de julho de 1943........................................................................
b)28 de novembro de 1943............................................................
c)25 de abril de 1945.....................................................................
d)28 de abril de 1945 ....................................................................
e)30 de abril de 1945....................................................................
f)02 de maio de 1945...................................................................
g)08 de maio de 1945 ..................................................................
h)06 de agosto de 1945 ...............................................................
i)09 de agosto de 1945.................................................................
j)10 de agosto de 1945.................................................................
k)02 de agosto de 1945 ................................................................

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

REVOLUÇÃO FRANCESA
Ano da Revolução: 1789
Ideal da Revolução Francesa: Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
Efeitos da Revolução Francesa
Inconfidência Mineira – 21- 04 – 1792
Independência do Brasil – 07-09-1822
Abolição da Escravidão – 13-05-1888
Proclamação da República – 15-11-1889
Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948

Trabalho
1-Onde aconteceu a Revolução Francesa.
2-Ano da Revolução Francesa.
3-Ideal da Revolução Francesa.(Faça um comentário sobre as 3 palavras).
4-Efeitos da Revolução Francesa.(Faça um comentário sobre cada um dos itens que aparecem na resposta).
5-Comente sobre a importância ou não da Revolução Francesa para a história da sociedade.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Maior Revolução na indústria de todos os tempos;
Introdução da máquina a vapor na produção;
Substituição da manufatura(serviço manual) pelas máquinas;
Como conseqüência, tivemos o maior avanço tecnológico de todos os tempos.
Trabalho
1.Como podemos definir a “Revolução Industrial”?
2.Origem da Revolução industrial (Onde começou).
3.Na Revolução Industrial houve a substituição da ............................................ pelas ....................................................
4.conseqüências da Revolução Industrial.
5.Quais as influências da Revolução Industrial para o desenvolvimento da tecnologia no mundo atual?
O ILUMINISMO
O Iluminismo foi um poderoso movimento de idéias iniciado na França, por volta do século XVIII, depois se espalhou pela Europa e outros países do mundo. É também chamado de ilustração, século das luzes ou idade da razão.

Objetivos Principais do Iluminismo:
Analisar e questionar o antigo regime que era uma combinação entre o Feudalismo, o Absolutismo e o Mercantilismo;
Mostrar os erros, as injustiças e os absurdos do Antigo Regime;
Propor uma sociedade nova, baseada na igualdade e na liberdade fundamental de todos os homens;
A Educação do Antigo Regime era controlada pela igreja católica que ensinava idéias ultrapassadas, tornando as pessoas ignorantes, fanáticas e submissas;
Os iluministas defendiam uma educação que colocasse a razão(capacidade de pensar) como valor fundamental.

Principais Representantes do Iluminismo: Jean Jacques Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Diderot e outros.

Principais Influências do Iluminismo
Os princípios de liberdade e igualdade jurídicas;
A independência dos Estados Unidos da América, 1776;
1ª Constituição dos Estados Unidos, 1787;
Revolução Francesa, 1789;
Inconfidência Mineira, 1792;
Independência do Brasil, 1822
Abolição da Escravatura, 1888;
Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.


Trabalho

Nome: .................................................................................................

Data:........!.........!.............. Série:......... Turma:.......... Número:.........

1.Em que século apareceu o iluminismo?
2.O iluminismo teve sua origem onde?
3.Quais os nomes que o iluminismo pode receber?
4.Quais foram os principais representantes do iluminismo?
5.Comentário geral
A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES
Aristóteles nasceu em Estagira, na Grécia, em 384 a.C. Seu pai, chamado Nicômaco, era um corajoso médico, tendo servido ao Rei Amintas, da Macedônia.
Sua vida pode ser dividida em 3 fases: a primeira compreende o período em que foi discípulo de Platão; a segunda, período em que foi preceptor de soberanos; a terceira, período em que fundou e dirigiu sua escola Peripatética.
Aristóteles dizia que o homem é um ser eminentemente social. É também um “animal” racional. É um “animal” político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi criado para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada.
Aristóteles identificava a condição de “animal político” do homem com o estado próprio de outros animais, como as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente.
Aristóteles formulou também os princípios de Ato e Potência. Ato é aquilo que já está sendo. Potência é a possibilidade de vir a ser. Em Deus não existe potência. Ele é Ato Puro.
As obras de Aristóteles influenciaram os estudiosos de todos os tempos. Suas idéias são apreciadas até hoje, sobretudo a metafísica e a lógica.
Morreu em 322 a.C. em Atenas.

Trabalho

Nome: .......................................................................................................

Data:.......!..........!................. Série: ......... Turma: .......... Número: .........

1-Caracterizar o nascimento de Aristóteles.
2-Em quantas fases pode ser dividida a vida de Aristóteles? Explique.
3-Comente as afirmações de Aristóteles:
a)O homem é um ser eminentemente social.
b)O homem é também um animal racional.
c)O homem é um animal político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi feito para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada.
4-Aristóteles identificava a condição de animal político do homem com as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente. Justifique.
5-Comente:
a)“No homem existe a possibilidade de vir a ser”.
b)“Em Deus não existe potência. Ele é ato puro”.
A FILOSOFIA DE PLATÃO
Platão nasceu em Atenas, em 428 a.C. seu nome verdadeiro era Aristocles. Platão é um apelido que derivou de seu vigor físico, da extensão de sua testa larga. Em grego, platos significa amplitude, largueza ou extensão.
Discípulo de Crátilo, posteriormente foi discípulo de Sócrates. Freqüentou a escola de Sócrates para melhor se preparar para a vida através da filosofia. Entretanto, os acontecimentos orientaram sua vida em outra direção. Desde cedo ele viu na vida política o seu próprio ideal: nascimento, inteligência, aptidões pessoais, tudo o levava para essa direção.
Com a morte de Sócrates, seu desgosto com a política alcançou o máximo de sua expressão e ele se convenceu de que melhor seria se afastar da vida política.
Depois de inúmeras viagens, em 360 a.C. Platão retornou a Atenas e fundou sua academia.
Sua autobiografia revela sua proximidade com os pitagóricos, tanto que em sua academia lia-se uma inscrição que dizia: “aqui não entra quem não souber matemática”.
Sua filosofia se caracteriza na descoberta do supra-sensível. Para Platão só podemos chegar ao conhecimento das coisas através de recordações de coisas que já aconteceram. Nosso conhecimento é apenas uma recordação porque nossa alma já habitou o mundo das idéias, no qual contemplou as coisas em si. As coisas foram esquecidas e vão sendo relembradas gradualmente na medida que vão tendo contato com as coisas materiais.
Para Platão o conhecimento acontece através de 4 graus. Dois estão no mundo sensível e dois estão no mundo inteligível:
1-Eikasia – apreensão de imagens.
2-Pistis – percepção das coisas sensíveis.
3-Dianóia – conhecimento das entidades matemáticas.
4-Noésis – conhecimento da idéia pura.
Existe um ponto fundamental de cuja formulação dependem por inteiro a nova disposição de todos os problemas e o novo clima da filosofia.
Platão empreendeu aquilo que ele mesmo denominou de a “segunda navegação”. Na antiga linguagem dos homens do mar, segunda navegação se dizia daquela que se realizava quando, cessando o vento e não funcionando mais as velas, se recorria aos remos. Na linguagem platônica, a primeira navegação simbolizava o percurso da filosofia realizado sob o impulso do vento da filosofia naturalista.
Platão foi o fundador da metafísica ocidental. Com ele a filosofia atingiu uma de suas expressões mais elevadas, a ponto de Montaigne afirmar: “Queiram agitar e sacudir Platão, cada qual, orgulhando de se apossar dele, coloca-o do lado que quiser”.

TRABALHO
Nome: ...................................................................................................

Data: ......!......!.......... Série: .......... Turma: ..... Número: .............

1-Caracterizar o nascimento do filósofo Platão.
2-Qual era seu nome verdadeiro.
3-De onde derivou o apelido Platão.
4-Em grego, platos significa o quê.
5-Inicialmente Platão foi discípulo de quem.
6-Posteriormente foi discípulo de quem.
7-Com que objetivo Platão freqüentou a Escola de Sócrates.
8-Complete: Entretanto, os............................................ orientaram sua ..................... em outra .............................................
9-Continue Completando: Desde ............ ele .................na vida ......................... o seu próprio ideal.
10-Quais as qualidades que Platão apresentava para a vida política.
11-Que acontecimento desgostou Platão da vida política.
12-Quantos anos tinha Platão quando realizou suas inúmeras viagens, retornou a Atenas e fundou sua academia.
13-A autobiografia de Platão revela sua proximidade com quem.
14-Qual foi a inscrição colocada na porta de sua academia.
15-O que significa dizer que a filosofia de Platão se caracteriza na descoberta do supra-sensível.
16-Para Platão o conhecimento acontece através de quantos graus. Como estão distribuídos.
17-Dê o significado das palavras gregas: Eikasia, Pistis, Dianóia e Noésis.
18-Na antiga linguagem dos homens do mar, o que significava segunda navegação.
19-Na linguagem platônica, o que simbolizava a primeira navegação.
20-O que o filósofo Montaigne afirmou sobre Platão.