quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FILOSOFIA E TECNOLOGIA
A Palavra Tecnologia vem do grego "ofício" + "estudo", que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. É um termo que inclui desde as ferramentas e processos mais simples, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos.

TECNOLOGIA
A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, conseqüentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas.
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitavam do calor para serem úteis.
Nos tempos atuais os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.
A cada dia que passa as condições de vida estão enormemente mudadas, o que constitui um fenômeno para a humanidade. A revolução técnico-científica tomou, assim, uma forma universal e com isso ultrapassou todas as fronteiras, tanto de países desenvolvidos como de países em desenvolvimento. Maschal Mcluhan chega a afirmar que estamos vivendo numa verdadeira “aldeia global”. Tudo o que o homem realiza torna-se automaticamente objeto do conhecimento de todos. O regionalismo cedeu lugar ao universalismo e o universalismo cedeu lugar ao regionalismo.
Muitos estudiosos, no entanto, afirmam que a revolução técnico-científica trouxe consigo grandes problemas, cujas respostas todos aguardam anciosamente. E o futuro da humanidade, dependerá, em grande parte, dos rumos que o homem moderno der a essas implicações.
A revolução técnico-científica coloca perante a humanidade grandes problemas que gera incertezas e inquietudes. O futuro está na dependência do curso ou da direção que tomar a revolução tecnológica.
Até o século XX o domínio da técnica estava limitado ao campo da produção de bens materiais. Hoje ela reflete profundamente em todos os setores da vida social.
No século XX, principalmente em sua segunda metade, as condições de trabalho e de vida mudaram com muita rapidez. As coisas que cercavam o dia-dia das pessoas passaram por uma série de mudanças bruscas e violentas e sem dúvida, a revolução técnico-científica é a causa dessas mudanças contínuas.
Já no início do século XXI, O homem pós-moderno conhece melhor as particularidades das estruturas dos menores organismos do que seu próprio organismo. Constrói as “máquinas que sabem pensar”, mas o segredo de sua própria atividade criadora continua sendo um enigma em muitos aspectos. O homem conseguiu desvendar da natureza muitos segredos, no entanto, muitos angustiantes e contundentes problemas sócio-político-econômicos continuam esperando soluções.

Trabalho
Leia o texto com atenção e faça um comentário sobre ele.
Pesquisar sobre os Grandes Mestres das Ciências Sociais

Augusto Comte, Durkhein, Max Weber, Lévi-Strauss, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Herbert de Sousa, Roberto da Mata.
*Biografia do Sociólogo
*Idéia Central de seu pensamento
*Suas principais obras
Trabalho
Fazer uma pesquisar na Internet sobre:
Problemas Sociais nas Cidades;
Fluxo Migratório,
Concentração populacional;
Precariedade das habitações
Precariedade do transporte;
Crescimento da violência;
Trabalho Infantil
Prostituição Infantil,
Drogas,
Degradação social.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Instituição social é um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que têm grande valor social. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa encontra preestabelecidos e cuja mudança se faz muito lentamente, com dificuldade.
As principais instituições sociais são: a Família, a Escola, a Igreja e o Estado(instituição jurídica,econômica e política).
As instituições sociais servem principalmente como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regularização e controle das atividades do homem.

TRABALHO
1-Defina Instituição Social.
2-Diferencie instituição social de grupo social.
3-Cite as 4 principais instituições de nossa sociedade.
4-Sabemos que as instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades sociais. Justifique esta afirmação.
5-Como as instituições sociais servem de regulamento e de controle das atividades do homem?
A FAMÍLIA
A família é o mais antigo e o mais importante grupo social; é formada por um grupo de pessoas unidas por laços de parentesco.

Funções da família:
Função procriativa: consiste gerar filhos, garantindo a expansão e preservação da espécie humana.
Função educativa: consiste no dever dos pais de prestar ensinamentos aos filhos, transmitindo-lhes os fundamentos da vida em sociedade. Dizia Planiol: “No colo de uma mãe é que se forma o que há de maior e mais útil ao mundo: um homem honesto”.
Função emocional: consiste no equilíbrio psicológico proporcionado ao individuo mediante o clima de amor que deve existir entre marido e mulher, transmitindo-se dos pais para os filhos.
Função econômica: consiste no trabalho dos pais a fim de garantir à família uma vida materialmente digna. Essa função não diz respeito a um dever apenas dos pais, pois cabe ao Estado proteger solidariamente a família, melhorando, entre outras coisas, a condição social do trabalhador.

Trabalho
1-O que você acha da afirmação de que a Família e o mais antigo e o mais importante dos grupos sociais.
2-Citar as 4 funções da família, especificando cada uma delas.
3-Citar frase do sociólogo Planiol sobre a família.
4-Comente: A função econômica não diz respeito a um dever apenas dos pais, pois, cabe ao Estado proteger solidariamente a família, melhorando, entre outras coisas, a condição social da pessoa.
5-O que você acha da afirmação de que a família é a “célula mãe” da sociedade?
6-Na sua opinião, as famílias que temos na sociedade estão cumprindo seu papel? Justifique sua resposta.
7-Como é que você vê a organização das famílias na sociedade?Explique.
8-Na sua opinião, o que ajuda e o que dificulta na organização das famílias.
9-Cite as 4 funções principais da família.
10-Na sua opinião, das 4 funções que a família tem na sociedade existe uma função mais importante do que a outra? Explique.
A ESCOLA
A escola é uma instituição social porque tem estrutura própria e permanente, e o relacionamento entre seus membros é regido por normas e leis.
O objetivo da escola é educar e dar oportunidade ao individuo de adquirir cultura.
As entidades educacionais podem pertencer às entidades publicas, particulares, entidades confessionais e instituição não governamentais de natureza diversa.
As publicas são as mantidas pelos Poderes Políticos: municipais, estaduais e federais.
As escolas particulares são mantidas pela iniciativa particular.
É dever do Poder Político e a iniciativa particular a cooperação para oferecer educação de qualidade a todas as pessoas.
A escola moderna se dedica à educação integral do homem. Isto significa que a escola não deve oferecer aos seus alunos apenas formação intelectual. Juntamente com a educação intelectual a escola deve possibilitar o desenvolvimento integral do homem.

Trabalho
1-De acordo com o texto, que tipo de instituição é a família.
2- Na sua opinião, a Escola está cumprindo sua função na sociedade.
3-Diferencie Escola pública e Escola particular.
4-Quem mantêm as escolas públicas.
5-Quem mantêm as escolas particulares.
6-O que significa dizer que a função da escola é educar e dar oportunidade as pessoas de adquirirem cultura.
7-É dever de quem trabalhar em cooperação para oferecer educação a todas as pessoas.
8-O que significa dizer que a escola moderna se dedica à educação integral da pessoa.
9- Na sua opinião, o que precisa mudar no ensino brasileiro?
10-O ensino que temos é de boa qualidade? Comente.
A IGREJA
A Igreja é uma instituição Social porque tem estrutura própria e permanente e o relacionamento entre os seus membros é regido por normas ou leis.
Igreja não é somente o lugar onde se realizam os rituais religiosos, é também o conjunto de pessoas unidas pela mesma crença.
Todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal, sendo encontrada em toda parte e desde os tempos mais remotos.
Ao longo da História apareceram muitas formas de manifestação religiosa. Das religiões que surgiram, algumas desapareceram e outras existem até hoje, congregando milhões e milhões de fiéis. A crença em algum tipo de divindade e o sentimento religioso são acontecimentos generalizados em todas as sociedades.
Desde as antigas civilizações, percebe-se o culto sobrenatural como algo muito importante, mostrando que o espírito de religiosidade acompanha o homem desde os primórdios. Cada povo tem sua cultura própria, tem o culto ao sobrenatural como motivo de estabilidade social e de obediência às normas sociais.

Trabalho
1-A igreja é somente o lugar onde se realizam os rituais religiosos. Justifique.
2-O filósofo Karl Mark dizia que “A religião é o ópio ( uma anestesia) do povo”. O que você acha da afirmação?
3-Há outro provérbio que diz que “A religião é o freio da humanidade”. Qual é a sua opinião?
4-Se você pudesse o que você mudaria dentro da sua igreja?
5-O que você mais admira dentro da sua igreja?
6-Qual o conselho que você daria para as pessoas que não tem nenhuma religião.
7-Cite nome de pelo menos dez religiões.
8-Qual é a religião com maior número de adeptos no mundo, hoje.
O ESTADO
Estado é a forma pela qual se organiza uma nação, visando o alcance dos seus objetivos.
O Estado é essencialmente um agente de controle social. Difere de outras instituições – como a família e a igreja, que também exercem controle – medida em que tem poder para regular as relações entre todos os membros da sociedade.
O Estado constitui-se de três elementos:
Território - é a base física do Estado, sobre a qual exerce sua jurisdição;
População – é composta pelos habitantes do território;
Governo – é o grupo de pessoas colocadas à frente dos órgãos fundamentais do Estado e que em seu nome exercem o poder público.

Estado, Nação e Governo
Estado é diferente de nação. A nação é um conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de idioma, religião, valores.
Estado é uma instituição social permanente, e o governo é um elemento Como o Estado é uma entidade abstrata, que não tem “querer” nem “agir” próprio, o governo (grupo de pessoas) age em seu nome. Por exemplo: a Presidência da República é um órgão fundamental do Estado brasileiro. O Presidente da Republica é que exerce esse cargo; ele age em nome do Estado.
Os Estados modernos possuem três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Trabalho

1-Na sua opinião, o Estado está cumprindo sua função na sociedade.
.2- Faça a diferenciação entre Estado, Nação e Governo.
3 - Na sua opinião, todo governante é corrupto?Explique.
4-Que sugestões você daria para os governantes governarem com mais dignidade.