domingo, 26 de junho de 2011

A LINGUAGEM SILENCIOSA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
O Corpo Fala Sem Palavras
Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você. Também nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente, e cuja estrutura é demonstrada nas páginas que você tem agora em suas mãos.
Elas darão a você uma nova dimensão na comunicação pessoal. Homem ou mulher, jovem ou maduro, casado ou solteiro, qualquer que seja sua profissão ou função – este livro foi escrito para todo ser humano. Pois todo ser humano tem que lidar consigo mesmo e com os outros.
Neste capítulo você vai conhecer a fascinante linguagem do corpo humano, de maneira fácil e prática, o que permitirá você lidar consigo mesmo e com os outros, e assim vai compreender que o nosso corpo fala.
Por exemplo: alguém em sua frente cruza ou descruza os braços, muda a posição dos pés ou vira as palmas das mãos para cima. Tudo isso são gestos inconscientes e que, por isso mesmo, se relacionam com o que se passa no íntimo das pessoas.
Estima-se que há de 2.500 a 5.000 (e às vezes até 10.000) bits o número de sinais informativos que fluem, por segundo, entre duas pessoas. Isto, evidentemente, inclui todas as mudanças que possam, em grau mínimo, ser discernidas por aparelhos registradores de alterações nas faixas percebidas como som, imagem, temperatura, tato e outros estímulos corporais.
Comparemos então o corpo humano a uma esfinge. Aquela esfinge egípcia ou assíria. A esfinge era composta de 4 partes: Cabeça de gente; Corpo de boi; Asas de águia; Tórax de leão.
Existe uma tradição antiga segundo a qual cada uma das partes representa uma parte do físico do homem e também a sua correspondência psicológica, que prevalece até hoje na psicologia moderna.
O Boi, quando colocado em evidência na nossa expressão corporal, tende a se traduzir por uma acentuação do abdômen. A pessoa avança o abdômen; isto se encontra em pessoas que gosta de boas refeições, que se senta a vontade diante de uma farta mesa de almoço ou jantar.
No plano sexual temos o famoso requebrar das mulheres. É uma provocação para os homens. Estes, por sua vez, engancham os polegares no cinto, com os outros dedos apontados para os órgãos genitais, numa nítida maneira de se oferecer.
Vamos tomar como exemplo um rapaz e uma jovem: ele conversando com ela e com os polegares no cinto. Ela sai requebrando durante uns dois ou três passos, antes de voltar ao seu ritmo normal. E assim, ambos naquele breve encontro, mostraram, em linguagem do corpo, o que se passava na esfera da sua vida instintiva e vegetativa.
O Leão se evidencia pelo tórax onde reside o coração; é o centro da emoção. Os especialistas em expressão corporal, sobretudo os coreógrafos, o consideram como o centro do EU.
• Assim, quando há uma postura de preponderância do tórax, estamos em presença de uma preponderância do EU. São pessoas vaidosas, egocêntricas e extremamente narcisistas; ou que naquele momento querem se impor.
• Ao contrário, quando o tórax está encolhido, estamos em presença ou diante de uma pessoa cujo EU está diminuído; são pessoas tímidas, submissas, retraídas ou que naquele momento se sentem dominadas pela situação.
• Um tórax em postura normal significa um EU equilibrado. Podemos também observar o estado emocional da pessoa olhando atentamente para o seu tórax:
• Aumento da respiração significa tensão e forte emoção.
• Suspiros são indicadores de ansiedade e angústia.
• O palpitar do coração e aumento do ritmo cardíaco é também indicador de forte emoção.
A Águia, representada pelas asas, tem sempre o desejo de voar, às vezes para contemplar a vida, por outras vezes voar para bem longe a fim de fugir de si mesmo.
O Homem, representado pela cabeça, nos indica o estado de controle do corpo pela mente.
• A cabeça erguida significa hipertrofia do controle mental.
• A cabeça baixa significa que a pessoa é controlada pelos estímulos externos.
• Cabeça em posição normal indica um controle normal na mente.
N.B.: Nós Ocidentais, estamos infinitamente mais habituados a observar expressões na cabeça do que no restante do corpo das pessoas.
Nosso retrato, nos documentos que nos identificam, não inclui o corpo, e a descrição por escrito tenta nos definir por detalhes faciais e não das outras partes do corpo.
Nas culturas orientais, as representações da figura humana a buscam inteira, em expressivas atitudes corporais propositadamente significativas. A inferência é clara: a cultura do Oriente percebe mais a linguagem do corpo do que nós, os ocidentais.
Por exemplo, nas moedas das culturas ocidentais de todos os tempos, podemos observar o perfil dos monarcas sempre de cabeça erguida, nunca estão cabisbaixo; a sua atitude é mostrar que enxergam longe, dominando o futuro.
TRABALHO DE FILOSOFIA
Nome: ....................................................................................................................................................
Data:............⁄.............⁄.................. Série: .... Turma: ..... N°.....
1- Você acredita mesmo que pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros, e eles têm muitas coisas a dizer para você? Explique.
2- Também nosso corpo é antes de tudo um centro de ............................................... para nós mesmos.
3- O que significa dizer que o nosso corpo fala?
4- Os gestos podem ser ....................................... e que, por isso mesmo, se .................................... com o que se passa no ................................... das pessoas.
5- Estima-se que há de ........................ a ..........................(e às vezes até 10.000) bits o número de sinais informativos que fluem, por ..................................., entre duas pessoas.
6- Isto, evidentimente, inclui todas as mudanças que possam ser discernidas por aparelhos registradores de alterações nas faixas percebidas como?
7- Comparando o corpo humano à uma esfinge, responda: a esfinge egípcia ou assíria era composta de quantas partes? Especifique.
8- De acordo com as partes da esfinge, num primeiro momento tomemos por base o boi. A pessoa quando avança o abdômem, isto se encontra entre que tipo de pessoas?
9- No plano sexual o que significa o requebrar das mulheres?
10- O leão se evidencia por qual parte do corpo?
11- O coração neste caso significa o quê?
12- Os especialistas em expressão corporal consideram o tórax como quê?
13- Quando há uma postura de preponderância do tórax, estamos em presença de uma preponderância de quê?
14- As pessoas quando evidencia o tórax são que tipo de pessoas?
15- De acordo com o texto, dê o significado de:
a) Quando o tórax está encolhido. são pessoas de que tipo?
b) Um tórax em postura normal.
c) Aumento da respiração.
d) Suspiros são indicadores de.....................................................................................................
e) O palpitar do coração e aumento do ritmo cardíaco é também indicador de....................................................
16- A Águia, representada pelas asas, tem sempre o desejo de voar, para quê?
17- O Homem, representado pela cabeça, nos indica o quê?
18- De acordo com o texto:
a) A cabeça erguida significa...........................................................................................................
b) A cabeça baixa significa...............................................................................................................
c) Cabeça em posição normal indica...............................................................................................
19- Escreva sobre as expressões corporais na cultura ocidental.
20- Escreva sobre as expressões corporais na cultura oriental.
MUDANÇA SOCIAL
Mudança social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história. Com a Revolução Industrial, por exemplo, houve uma grande mudança social, uma grande modificação na estrutura econômica e social. Outros casos podem ser citados, como o caso da Revolução Francesa, as duas grandes guerras mundiais, a “guerra fria” e outros acontecimentos da história da humanidade.
O ritmo da mudança social varia de sociedade para sociedade: é lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e acelerado, até vertiginoso nas sociedades contemporâneas complexas, como as grandes cidades industrializadas.
O ritmo de mudanças depende também do maior ou menor número de contatos sociais com outros povos, do desenvolvimento dos meios de comunicação e também de certas atitudes individuais e sociais, que o aceleram ou dificultam. A multiplicidade de contatos com povos de costumes, padrões de vida e técnica diversa faz acelerar as mudanças sociais.

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Nome: .....................................................................................................

Data:.......⁄.........⁄........... Série: .... Turma: .... N°..........

1- Conceitue mudança social.
2- Justifique a afirmação: "Nenhuma sociedade é perfeitamente a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história".
3- De acordo com o texto: mudança Social, o ritmo da mudança social varia de sociedade para sociedade: é lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e acelerado, até vertiginoso nas sociedades contemporâneas complexas, como as grandes cidades industrializadas. Pergunta-se: o ritmo das mudanças depende também de quê?
4- Citar 4 acontecimentos ocorridos na sociedade que causaram mudanças sociais.
5- Faça um comentário geral do texto.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
A Região que conhecemos hoje como os EUA foi explorada a partir do século XVI pelos navegadores franceses e espanhóis.
Muitos ingleses emigraram(deixaram suas terras para se estabelecer na região), a partir do séc. XVI. Nesta região, de 1607 a 1733, os ingleses fundaram 13 colônias. Essas colônias entraram em conflito com os franceses no Canadá e na Lousiana. Em 1763 ganharam a causa através do tratado de Paris.
A Inglaterra pretendia acentuar sua política colonial, mas a resistência dos colonos, teve como conseqüência a guerra da independência (1775-1783). Os revoltosos, comandados por Washington e ajudados pelos franceses saíram vitoriosos. Em 3 de setembro de 1783, Londres reconheceu a independência dos Estados Unidos.
Em 4 de julho de 1776 as treze colônias se declararam independentes sob o nome de “Estados Unidos da América”.
Washington foi seu primeiro presidente e sua primeira constituição foi promulgada em 1787.
A região da Lousiana foi comprada da França em 1803 e a Flórida comprada da Espanha, em 1819.
O Texas, o Novo México e a Califórnia foram conquistados dos mexicanos, em 1848.
As 13 colônias inglesas na América do Norte tiveram tipos diferentes de colonização. As colônias do Centro e do Norte foram Colônias de povoamento e as Colônias do Sul de exploração.
No século XVIII, com a Revolução Industrial, as colônias começaram a serem vistas como importante mercado consumidor para os produtos de suas fábricas. Foi aí então que aconteceu a guerra de Secessão, chamada de guerra da separação, ou também a guerra dos sete anos (1756-1763).
A Declaração de independência dos Estados Unidos foi redigida por Thomas Jéferson, em 1776, sendo ele mais tarde presidente do seu país.
De 1776 a 1781 muitos combates se intensificaram. Os soldados americanos foram comandados pelo general George Washington, um rico fazendeiro que mais tarde, que também se tornou presidente dos Estados Unidos.
Finalmente, em 1783, pelo Tratado de Versales estava reconhecido os Estados Unidos da América.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Período de Duração : 1914 – 1918
A 1ª Grande Guerra Mundial foi um conflito Imperialista
O Mundo inteiro estava dominado e os monopólios queriam tomar conta de partes maiores do planeta.
As grandes potências desejavam expandir seus territórios ou impérios
Houve a arrogância do império da Inglaterra contra a estupidez militarista da Alemanha.
O Clima de rivalidade da época era muito tenso.
PRINCIPAIS CAUSAS DA 1ª GUERRA
A Alemanha e a Inglaterra disputavam o mercado.
No entanto, o crescimento da Alemanha já ultrapassava a Inglaterra.
A Marinha alemã ameaçava a hegemonia da Inglaterra.
Houve a disputa pelos poços de petróleo do Oriente que se encontravam sob o domínio da Inglaterra.
A França queria se vingar da Alemanha, pois ela tinha perdido a região da Alsácia-Lorena, rica em jazidas de ferro e carvão para a Alemanha.
A Alemanha e a Itália demoraram a crescer, quando cresceram foi de uma vez, assustando os outros países, chamado de colonialismo tardio.
A ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS NA GUERRA
Os Estados Unidos emprestavam dinheiro e exportavam todo tipo de produto para a França para pagar depois, mas a Alemanha estava na eminência de ganhar a guerra.
A equipe de governo Norte-Americano perguntava: Se a Alemanha ganhar a guerra, quem vai pagar as contas da França e da Inglaterra.
Um clima de nervosismo tomou conta da bolsa de valores de Nova Yorque.
Perguntava-se: Já que os Estados Unidos está gastando com a guerra, correndo o risco de perder seus investimentos, melhor seria sua participação direta na guerra.
Em 1916, com a Europa já cansada de guerrear, o Presidente dos Estados Unidos, Wordron Wilson assinou o decreto liberando as tropas Norte-Americana a entrar na guerra.

Países da tríplice aliança: Alemanha, Itália e Áustria ⁄ Países da tríplice entente: Inglaterra, França e Rússia
Conseqüências da 1ª Guerra Mundial
A Europa perdeu mais ou menos 10 milhões de homens e mais ou menos 40 milhões ficaram inválidos.
Os campos destruídos afetaram a produção agrícola.
Portos e estradas arrasadas prejudicaram o comércio.
As cidades ficaram arruinadas.
Houve uma grande crise econômica e o declínio do império inglês.
Aumentou o desemprego nos países europeus.
Aumentou a participação das mulheres no mercado de trabalho.
Houve a redefinição do mapa político europeu.
Houve a Formação da Liga das Nações Unidas (hoje ONU), com o objetivo de manter a paz.
Os Estados Unidos se ascenderam como a nação mais poderosa do mundo.

Trabalho de Sociologia
Nome: ..................................................................................................
Data: ....⁄....⁄..... Série: .... Turma: ........ Nº.......
1-Citar o Período de duração da primeira Guerra Mundial.
2-A 1ª Guerra Mundial foi um .......................................................................................................
3-O mundo inteiro estava ............................e os ............................queriam .................................................de partes maiores do planeta.
4-O que as grandes potências desejavam.
5-Houve a arrogância de que império contra a estupidez militarista de qual império.
6-O que significa dizer que o clima de rivalidade da época era tenso.
7-Quais os dois grandes países da época que disputavam o mercado.
8-Citar 4 causas para estourar a 1ª Guerra Mundial.
9-O que podemos chamar de colonialismo tardio.
10-Qual foi o país que emprestava dinheiro para a França.
11-Em que condições esse dinheiro era emprestado.
12-Qual era a pergunta que a equipe de governo Norte-Americano fazia.
13-Qual foi a motivação principal para os Estados Unidos entrar na guerra.
14-Em que ano o presidente dos Estados Unidos assinou o decreto autorizando o seu país entrar na Guerra.
15-Quais os países que faziam parte da tríplice aliança.
16-Quais os países que faziam parte da tríplice entente.
17-Citar 6 consequências da 1ª guerra mundial.
18-Com a primeira guerra mundial, quantos homens mais ou menos a Europa perdeu.
19-A que fator podemos atribuir o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho.
20-Com que objetivo nasceu a Liga das Nações Unidas, hoje ONU.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DO MITO À RAZÃO: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA
Conforme sabemos, os primeiros filósofos da humanidade foram gregos. Isso significa que embora tenhamos referências de grandes homens na China(Confúcio e Lao Tse), na Índia(Buda), na Pérsia(Zaratustra), suas teorias ainda estava por demais vinculadas à religião para que possa falar propriamente em reflexão filosófica.
Neste capítulo, veremos o processo pelo qual se tornou possível a passagem da consciência mítica para a consciência filosófica na civilização grega, constituída por diversas regiões politicamente autônomas.

2. A Concepção Mítica
As Epopéias
Os mitos gregos eram recolhidos pela tradição e transmitidos oralmente pelos aedos e rapsodos, cantores ambulantes que davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Era difícil conhecer os autores de tais trabalhos de formalização, porque em um mundo em que predomina a consciência mítica não existia a preocupação com a autoria da obra, já que o anonimato era a conseqüência do coletivismo, fase em que ainda não se destacava a individualidade. Além disso, não havia a escrita para fixar a obra e o autor.
É costume atribuir à Homero autoria dos dois poemas épicos, chamados de epopéias: Ilíada, que trata da guerra de Tróia e Odisséia, que relata o retorno de Ulisses à Ilha de Ítaca, após a guerra , para finalmente encontrar o seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope.
As epopéias tiveram função didática importante na vida dos gregos porque descreveram o período da civilização micênica e transmitiram os valores da cultura por meio das histórias dos deuses e antepassados, expressando uma determinada concepção de vida. Era costume de desde cedo as crianças decorarem passagens dos poemas de Homero. As ações heróicas relatadas nas epopéias mostravam a constante intervenção dos deuses, ora para auxiliar um protegido, ora para perseguir um inimigo seu.

A Teogonia
Hesíodo, outro poeta que teria vivido por volta do final do século XIII e princípios do XII a.C., produziu uma obra com características que apontava para a época que ia iniciar, com particularidades, que tendia a superar a poesia impessoal e coletiva das epopéias.
A obra Teogonia(Teo:deus; gonia:origem) reflete a preocupação com a crença nos mitos. Nela Hesíodo relata as origens, do mundo e dos deuses; e as forças que surgem na natureza são as próprias divindades.

A Concepção Filosófica
Foi no período antigo é que surgiram os primeiros filósofos gregos, por volta dos séculos VII e VI a.C.
Alguns autores costumam chamar de “milagre grego” a passagem do pensamento mítico para o pensamento crítico racional e filosófico. Muitos estudiosos mais recentes pretendem superar essa visão simplista e a-histórica, dizendo que o surgimento da racionalidade crítica foi o resultado de um processo muito lento, preparado pelo passado mítico, cujas características não desaparecem “como por encanto” na nova abordagem filosófica do mundo. Sendo assim, o surgimento da filosofia na Grécia não é o resultado de um salto, um “milagre” realizado por um povo privilegiado, mas a culminação de um processo que se fez através dos tempos e tem sua dívida com o passado mítico.

Mito e Filosofia: Continuidade e Ruptura
Podemos observar a diferença entre o pensamento mítico e a filosofia nascente: os filósofos divergem entre si e a filosofia se distingue da tradição dogmática dos mitos oferecendo uma pluralidade de explicações possíveis. Assim justificamos a perspectiva comumente aceita da ruptura entre mito e filosofia.
Na passagem do mito à razão, há continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação. Estudiosos com Vernant e Cornford afirmam que não existe uma “imaculada conceição da razão”, pois, o aparecimento da filosofia é um fato histórico, enraizado no passado.
Embora existam esses aspectos de continuidade, a filosofia surge como algo muito diferente, pois resulta de uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido. Enquanto o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, a filosofia problematiza e convida à discussão. Enquanto no mito a inteligibilidade é dada, na filosofia ela é procurada. A filosofia rejeita o sobrenatural, a interferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos. A filosofia busca a coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos, o debate e a discussão. Organiza-se em doutrina e surge, portanto como pensamento racional.
Algumas novidades surgidas no período antigo ajudaram a transformar a visão que o homem mítico tinha de si mesmo e do mundo. São elas: a invenção da escrita, o surgimento da moeda, a lei escrita, o nascimento da cidade-estado(pólis), todas elas tornando-se condição para o nascimento da filosofia.



Trabalho

Nome: .......................................................................................

Data: ..../..../....... Série:.......... Turma: ...... Nº .....

1-Conforme sabemos, os primeiros filósofos da humanidade foram: ( ) Egípcios ( ) Romanos ( ) Gregos
2-Portanto, a filosofia nasceu na .........................................................................
3-Isto não impede de dizer que tivemos referências de grandes................................................... na......................................................., na ......................................................, na .......................................................e outros.
4-Suas.............................. estavam ainda por demais vinculadas à ..................................... para falar ....................................... em ....................................................................
5-Houve a passagem da consciência .............................................. para a consciência ............................................................................
6-Os mitos gregos eram recolhidos pelos ............................ e .....................................
7-Quem eram os aedos e rapsodos?
8-O que fignifica dizer recitar de cor em praça pública?
9-Como era chamada a praça pública onde os gregos se reuniam?
10-O que quer dizer as epopéias?
11-A que poeta as epopéias são atribuídas? O que conta a obra Ilíada? O que está relatado na obra Odisséia?
12-Porque era difícil conhecer os autores das obras daquela época?
13-Porque as epopéias tiveram função didática importante na vida dos gregos?
14-Qual o nome da ilha onde Ulisses desejava chegar? Citar o nome da esposa de Ulisses?
15-Qual o outro poeta grego que teria vivido por volta do século XIII e XII a.C.?
16-O que significa a palavra Teogonia?
17-O que Hesíodo relata na sua obra Teogonia?
18-Qual é o nome que alguns autores costumam dar para a passagem do pensamento mítico para o pensamento crítico racional e filosófico? Citar também a outra versão ou afirmação?
19-Na passagem do mito à razão, há continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação. Embora existam esses aspectos de continuidade, a filosofia surge como algo muito diferente, pois resulta de uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido. Complete o parágrafo.
20-Algumas novidades surgidas no período antigo ajudaram a transformar a visão que o homem mítico tinha de si mesmo e do mundo. Quais são elas?
O ILUMINISMO
O Iluminismo foi um poderoso movimento de idéias iniciado na França, por volta do século XVIII, depois se espalhou pela Europa e outros países do mundo. É também chamado de ilustração, século das luzes ou idade da razão.

Objetivos Principais do Iluminismo:
Analisar e questionar o antigo regime que era uma combinação entre o Feudalismo, o Absolutismo e o Mercantilismo;
Mostrar os erros, as injustiças e os absurdos do Antigo Regime;
Propor uma sociedade nova, baseada na igualdade e na liberdade fundamental de todos os homens;
A Educação do Antigo Regime era controlada pela igreja católica que ensinava idéias ultrapassadas, tornando as pessoas ignorantes, fanáticas e submissas;
Os iluministas defendiam uma educação que colocasse a razão(capacidade de pensar) como valor fundamental.

Principais Representantes do Iluminismo: Jean Jacques Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Diderot e outros.

Principais Influências do Iluminismo
Os princípios de liberdade e igualdade jurídicas;
A independência dos Estados Unidos da América, 1776;
1ª Constituição dos Estados Unidos, 1787;
Revolução Francesa, 1789;
Inconfidência Mineira, 1792;
Independência do Brasil, 1822
Abolição da Escravatura, 1888;
Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.


Trabalho

Nome: ...............................................................................

Data:........⁄.........⁄..... Série:......... Turma:...... N°.........

1.Em que século apareceu o iluminismo?
2.O iluminismo teve sua origem onde?
3.Quais os nomes que o iluminismo pode receber?
4.Quais foram os principais representantes do iluminismo?
5.Citar 4 das principais influências do iluminismo.
6.Faça um comentário geral.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Ano da Revolução: 1789
Ideal da Revolução Francesa: Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
Efeitos da Revolução Francesa
Inconfidência Mineira – 21- 04 – 1792
Independência do Brasil – 07-09-1822
Abolição da Escravidão – 13-05-1888
Proclamação da República – 15-11-1889
Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948

Trabalho
Nome:......................................................................................................
Data:.......⁄.........⁄............ Série: ....... Turma: ...... N º ......

1-Onde aconteceu a Revolução Francesa.
2-Ano da Revolução Francesa.
3-Ideal da Revolução Francesa.(Faça um comentário sobre as 3 palavras).
4-Efeitos da Revolução Francesa.(Faça um comentário sobre cada um dos itens que aparecem na resposta).
5-Comente sobre a importância ou não da Revolução Francesa para a história da sociedade.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Maior Revolução na indústria de todos os tempos;
Introdução da máquina a vapor na produção;
Substituição da manufatura(serviço manual) pelas máquinas;
Como conseqüência, tivemos o maior avanço tecnológico de todos os tempos.
Trabalho
Nome:......................................................................................................
Data:.......⁄.........⁄............ Série: ....... Turma: ...... N º ......
1.Como podemos definir a “Revolução Industrial”?
2.Origem da Revolução industrial (Onde começou).
3.Na Revolução Industrial houve a substituição da ............................................. pelas ..................................................
4.conseqüências da Revolução Industrial.
5.Quais as influências da Revolução Industrial para o desenvolvimento da tecnologia no mundo atual? (Citar alguns dos avanços tecnológicos provenientes da Revolução Industrial).
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Período de Duração: 1939 - 1945
A 2ª Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945, foi um conflito que envolveu praticamente todos os continentes, com 3 grandes cenários de ocupações bélicas: a Europa, o Norte da África e o Extremo Oriente.
A 2ª Guerra Mundial teve 2 fases distintas
1ª Fase: Setembro de 1939 a novembro de 1942 – Caracterizou-se por sucessivas vitórias dos exércitos alemães e italianos.
Início da guerra: A Alemanha invadiu a Polônia, a Inglaterra e a França declararam guerra a Alemanha.
A Inglaterra, que suportava praticamente sozinha o peso da guerra, encontrou a URSS e EUA como aliados.
2ª Fase: Novembro de 1942 a setembro de 1945 – Caracterizou-se pelo recuo das forças totalitárias até a derrota da Alemanha, em maio de 1945 e a do Japão em setembro do mesmo ano.
ALGUNS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA 2ª GUERRA MUNDIAL
25 de julho de 1943 – Queda de Benito Mussoline. Badoglio torna-se 1º ministro da Itália.
Em 28 de novembro de 1943, Joseph Stalin torna-se 1º ministro da URSS.
25 de abril de 1945 – Criação da Organização das Nações Unidas. Início da Conferência de São Francisco.
28 de abril de 1945 – Execução de Benito Mussoline.
30 de abril de 1945 - Suicídio de Adolfo Hitler.
02 de maio de 1945 – Tomada de Berlim. Os exércitos da Alemanha e da Itália se rendem
08 de maio de 1945 – Capituração da Alemanha. Fim da guerra na Europa.
06 de agosto de 1945 – Explosão da 1ª Bomba Atômica em Hiroxima.
O8 de agosto de 1945 – A Rússia declara guerra ao Japão.
09 de agosto de 1945 – Explosão da 2ª Bomba Atômica em Nagasaki.
10 de agosto de 1945 – O Japão bombardeado propõe rendição.
02 de setembro de 1945 – O Japão assina rendição incondicional – Fim da 2ª guerra mundial.

Trabalho
Nome: ............................................................................................
Data:.....!........!............ Série: .........Turma: .......... No.............
1-Citar o período de duração da 2@ Guerra Mundial.
2-A 2ª guerra mundial, ocorrida de ............... a ...................., foi um .......................que .....................todos os ....................................
3-A 2ª guerra mundial teve quantos cenários de ocupações bélicas.
4-Quais foram os 3 grandes cenários de ocupações bélicas.
5-Quantas fases distintas teve a 2ª guerra mundial.
6-1ª Fase da 2ª guerra mundial: ........................................................ a.............................................................................. Caracterizou-se por....................................dos exércitos ....................................... e .......................................................................................................
7-Comente sobre o início da 2ª guerra mundial.
8-Quais foram os dois grandes aliados da Inglaterra na 2ª guerra mundial.
9-2ª Fase da 2ª guerra mundial: ....................................................a .................................. Caracterizou-se pelo .....................................até a derrota da Alemanha, em ............................... e a do..................................................... em ............................................................do mesmo ano.
10-De acordo com o texto, complete as datas com os seguintes acontecimentos da 2ª guerra mundial.
a)25 de julho de 1943........................................................................
b)28 de novembro de 1943............................................................
c)25 de abril de 1945.....................................................................
d)28 de abril de 1945 ....................................................................
e)30 de abril de 1945....................................................................
f)02 de maio de 1945...................................................................
g)08 de maio de 1945 ..................................................................
h)06 de agosto de 1945 ...............................................................
i)09 de agosto de 1945.................................................................
j)10 de agosto de 1945.................................................................
k)02 de agosto de 1945 ................................................................