sábado, 22 de junho de 2013

TRABALHO DE FILOSOFIA SOBRE O FILME "A ODISSÉIA"

Nome: ............................................................................................................................. Data:....../......../.......... Série:....... Turma:...... Nº...... E-mail:...................................... Integrantes do Grupo: 1- Qual o nome do filme assistido? 2- Qual é a justificativa para este nome? 3- É a primeira vez que você assiste o filme? Caso negativo, informe quantas vezes já viu. 4- Qual foi a sensação ao ver o filme? 5- Quais são os personagens principais do filme? 6- Citar o nome de outros personagens. 7- Existe alguma relação entre o filme e a matéria estudada? Comente. 8- Como o filme retrata a ida dos gregos para a Guerra de Tróia? 9- Qual foi o principal motivo para acontecer a guerra de Tróia? 10-Caracterizar o momento da batalha. 11-Quais os nomes dos deuses relatados no filme? 12-Quem saiu vitorioso nesta guerra? 13- Que outros nomes a guerra de Tróia pode receber? 14- Quais as dificuldade encontradas pelos gregos, especialmente por Ulisses ou Odisseu para chegar em sua terra de origem? 15- Faça um Comentário geral do filme. Obs.: As questões podem ser discutidas em grupo, mas cada um deve entregar o seu resumo.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

DO MITO À RAZÃO: O NASCIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA

Conforme sabemos, os primeiros filósofos da humanidade foram gregos. Isso significa que embora tenhamos referências de grandes homens na China(Confúcio e Lao Tse), na Índia(Buda), na Pérsia(Zaratustra), suas teorias ainda estava por demais vinculadas à religião para que possa falar propriamente em reflexão filosófica. Neste capítulo, veremos o processo pelo qual se tornou possível a passagem da consciência mítica para a consciência filosófica na civilização grega, constituída por diversas regiões politicamente autônomas. 2. A Concepção Mítica As Epopéias Os mitos gregos eram recolhidos pela tradição e transmitidos oralmente pelos aedos e rapsodos, cantores ambulantes que davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Era difícil conhecer os autores de tais trabalhos de formalização, porque em um mundo em que predomina a consciência mítica não existia a preocupação com a autoria da obra, já que o anonimato era a conseqüência do coletivismo, fase em que ainda não se destacava a individualidade. Além disso, não havia a escrita para fixar a obra e o autor. É costume atribuir à Homero autoria dos dois poemas épicos, chamados de epopéias: Ilíada, que trata da guerra de Tróia e Odisséia, que relata o retorno de Ulisses à Ilha de Ítaca, após a guerra , para finalmente encontrar o seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope. As epopéias tiveram função didática importante na vida dos gregos porque descreveram o período da civilização micênica e transmitiram os valores da cultura por meio das histórias dos deuses e antepassados, expressando uma determinada concepção de vida. Era costume de desde cedo as crianças decorarem passagens dos poemas de Homero. As ações heróicas relatadas nas epopéias mostravam a constante intervenção dos deuses, ora para auxiliar um protegido, ora para perseguir um inimigo seu. A Teogonia Hesíodo, outro poeta que teria vivido por volta do final do século XIII e princípios do XII a.C., produziu uma obra com características que apontava para a época que ia iniciar, com particularidades, que tendia a superar a poesia impessoal e coletiva das epopéias. A obra Teogonia(Teo:deus; gonia:origem) reflete a preocupação com a crença nos mitos. Nela Hesíodo relata as origens, do mundo e dos deuses; e as forças que surgem na natureza são as próprias divindades. A Concepção Filosófica Foi no período antigo é que surgiram os primeiros filósofos gregos, por volta dos séculos VII e VI a.C. Alguns autores costumam chamar de “milagre grego” a passagem do pensamento mítico para o pensamento crítico racional e filosófico. Muitos estudiosos mais recentes pretendem superar essa visão simplista e a-histórica, dizendo que o surgimento da racionalidade crítica foi o resultado de um processo muito lento, preparado pelo passado mítico, cujas características não desaparecem “como por encanto” na nova abordagem filosófica do mundo. Sendo assim, o surgimento da filosofia na Grécia não é o resultado de um salto, um “milagre” realizado por um povo privilegiado, mas a culminação de um processo que se fez através dos tempos e tem sua dívida com o passado mítico. Mito e Filosofia: Continuidade e Ruptura Podemos observar a diferença entre o pensamento mítico e a filosofia nascente: os filósofos divergem entre si e a filosofia se distingue da tradição dogmática dos mitos oferecendo uma pluralidade de explicações possíveis. Assim justificamos a perspectiva comumente aceita da ruptura entre mito e filosofia. Na passagem do mito à razão, há continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação. Estudiosos com Vernant e Cornford afirmam que não existe uma “imaculada conceição da razão”, pois, o aparecimento da filosofia é um fato histórico, enraizado no passado. Embora existam esses aspectos de continuidade, a filosofia surge como algo muito diferente, pois resulta de uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido. Enquanto o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, a filosofia problematiza e convida à discussão. Enquanto no mito a inteligibilidade é dada, na filosofia ela é procurada. A filosofia rejeita o sobrenatural, a interferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos. A filosofia busca a coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos, o debate e a discussão. Organiza-se em doutrina e surge, portanto como pensamento racional. Algumas novidades surgidas no período antigo ajudaram a transformar a visão que o homem mítico tinha de si mesmo e do mundo. São elas: a invenção da escrita, o surgimento da moeda, a lei escrita, o nascimento da cidade-estado(pólis), todas elas tornando-se condição para o nascimento da filosofia. Trabalho de Filosofia Nome: ..................................................................................................................................................... Data: ........../........../........ Série:... Turma: ..... Nº .... e-mail: ............................................ 1- Conforme sabemos, os primeiros filósofos da humanidade foram: ( ) Egípcios ( ) Romanos ( ) Gregos 2- Portanto, a filosofia nasceu na ......................................................................... 3- Isto não impede de dizer que tivemos referências de grandes................................................... na......................................................., na ......................................................, na .......................................................e outros. 4- Suas.............................. estavam ainda por demais vinculadas à ..................................... para falar ....................................... em .................................................................... 5- Houve a passagem da consciência .............................................. para a consciência ............................................................................ 6- Os mitos gregos eram recolhidos pelos ............................ e ..................................... 7- Quem eram os aedos e rapsodos? 8- O que significa dizer recitar de cor em praça pública? 9- Como era chamada a praça pública onde os gregos se reuniam? 10- O que quer dizer as epopéias? 11- A que poeta as epopéias são atribuídas? O que conta a obra Ilíada? O que está relatado na obra Odisséia? 12- Porque era difícil conhecer os autores das obras daquela época? 13- Porque as epopéias tiveram função didática importante na vida dos gregos? 14- Qual o nome da ilha onde Ulisses desejava chegar? Citar o nome da esposa de Ulisses? 15- Qual o outro poeta grego que teria vivido por volta do século XIII e XII a.C.? 16- O que significa a palavra Teogonia? 17- O que Hesíodo relata na sua obra Teogonia? 18- Qual é o nome que alguns autores costumam dar para a passagem do pensamento mítico para o pensamento crítico racional e filosófico? Citar também a outra versão ou afirmação? 19- Na passagem do mito à razão, há continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação. Embora existam esses aspectos de continuidade, a filosofia surge como algo muito diferente, pois resulta de uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido. Complete o parágrafo. 20- Algumas novidades surgidas no período antigo ajudaram a transformar a visão que o homem mítico tinha de si mesmo e do mundo. Quais são elas?