quinta-feira, 16 de junho de 2011

A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
A Região que conhecemos hoje como os EUA foi explorada a partir do século XVI pelos navegadores franceses e espanhóis.
Muitos ingleses emigraram(deixaram suas terras para se estabelecer na região), a partir do séc. XVI. Nesta região, de 1607 a 1733, os ingleses fundaram 13 colônias. Essas colônias entraram em conflito com os franceses no Canadá e na Lousiana. Em 1763 ganharam a causa através do tratado de Paris.
A Inglaterra pretendia acentuar sua política colonial, mas a resistência dos colonos, teve como conseqüência a guerra da independência (1775-1783). Os revoltosos, comandados por Washington e ajudados pelos franceses saíram vitoriosos. Em 3 de setembro de 1783, Londres reconheceu a independência dos Estados Unidos.
Em 4 de julho de 1776 as treze colônias se declararam independentes sob o nome de “Estados Unidos da América”.
Washington foi seu primeiro presidente e sua primeira constituição foi promulgada em 1787.
A região da Lousiana foi comprada da França em 1803 e a Flórida comprada da Espanha, em 1819.
O Texas, o Novo México e a Califórnia foram conquistados dos mexicanos, em 1848.
As 13 colônias inglesas na América do Norte tiveram tipos diferentes de colonização. As colônias do Centro e do Norte foram Colônias de povoamento e as Colônias do Sul de exploração.
No século XVIII, com a Revolução Industrial, as colônias começaram a serem vistas como importante mercado consumidor para os produtos de suas fábricas. Foi aí então que aconteceu a guerra de Secessão, chamada de guerra da separação, ou também a guerra dos sete anos (1756-1763).
A Declaração de independência dos Estados Unidos foi redigida por Thomas Jéferson, em 1776, sendo ele mais tarde presidente do seu país.
De 1776 a 1781 muitos combates se intensificaram. Os soldados americanos foram comandados pelo general George Washington, um rico fazendeiro que mais tarde, que também se tornou presidente dos Estados Unidos.
Finalmente, em 1783, pelo Tratado de Versales estava reconhecido os Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário