quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MUDANÇA SOCIAL
Mudança social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história. Com a Revolução Industrial, por exemplo, houve uma grande mudança social, uma grande modificação na estrutura econômica e social. Outros casos podem ser citados, como o caso da Revolução Francesa, as duas grandes guerras mundiais, a “guerra fria” e outros acontecimentos da história da humanidade.
O ritmo da mudança social varia de sociedade para sociedade: é lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e acelerado, até vertiginoso nas sociedades contemporâneas complexas, como as grandes cidades industrializadas.
O ritmo de mudanças depende também do maior ou menor número de contatos sociais com outros povos, do desenvolvimento dos meios de comunicação e também de certas atitudes individuais e sociais, que o aceleram ou dificultam. A multiplicidade de contatos com povos de costumes, padrões de vida e técnica diversa faz acelerar as mudanças sociais.

FATORES CONTRÁRIOS À MUDANÇA SOCIAL
Grande parte das mudanças sociais não ocorrem sem esbarrar em obstáculos e resistências. Assim, foram precisos séculos para que se consolidassem grandes mudanças, como o Cristianismo e a Democracia.
A estrutura social impõe obstáculos e resistências que dificultam a mudança social. Obstáculos são barreiras oriundas da própria estrutura da sociedade e que dificultam ou impedem a mudança social. Resistências são atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social.
Em toda estrutura social existem grupos ou camadas sociais cujos interesses ou valores fazem com que resistam abertamente à mudança social.
As atitudes individuais e sociais podem favorecer ou não a mudança social. Podemos classificar essas atitudes em três tipos principais: atitude conservadora, atitude reformista ou progressista e atitude revolucionária.
A atitude conservadora é aquela que se mostra contrária ou temerosa em relação às mudanças. Nela se enquadram o tradicionalismo e o reacionarismo.
A atitude reformista ou progressista é a que vê com agrado a mudança moderada. É o desejo de mudança gradativa dos modos de vida existente e das instituições.
A atitude revolucionária é a que defende transformações profundas, até com o emprego de métodos violentos, no sentido de mudar o “status quo”.
Um grupo ou um indivíduo pode ser conservador em alguns aspectos e reformistas ou revolucionário em outros.

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Nome: ...........................................................................................................................................

Data:.......⁄.........⁄........... Série: .... Turma: .... N°..........

Leia o texto: Mudança Social e responda as questões a seguir:
1-Conceitue mudança social.
2-Justifique a afirmação: "Nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história".
3-De acordo com o texto: mudança Social, o ritmo da mudança social varia de sociedade para sociedade: é lento nas sociedades mais simples, como as pequenas comunidades isoladas, e acelerado, até vertiginoso nas sociedades contemporâneas complexas, como as grandes cidades industrializadas. Pergunta-se: o ritmo das mudanças depende também de quê?
4-Citar 4 acontecimentos ocorridos na sociedade que causaram mudanças sociais.
5-Faça um comentário geral do texto.
6-Resuma o trecho: Fatores contrários à mudança social, destacando as atitudes conservadoras, atitudes reformistas ou progressistas e as atitudes revolucionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário