quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES

Aristóteles nasceu em Estagira, na Grécia, em 384 a.C. Seu pai, chamado Nicômaco, era um corajoso médico, tendo servido ao Rei Amintas, da Macedônia. Sua vida pode ser dividida em 3 fases: a primeira compreende o período em que foi discípulo de Platão; a segunda, período em que foi preceptor de soberanos; a terceira, período em que fundou e dirigiu sua escola Peripatética. Aristóteles dizia que o homem é um ser eminentemente social. É também um “animal” racional. É um “animal” político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi criado para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada. Aristóteles identificava a condição de “animal político” do homem com o estado próprio de outros animais, como as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente. Aristóteles formulou também os princípios de Ato e Potência. Ato é aquilo que já está sendo. Potência é a possibilidade de vir a ser. Em Deus não existe potência. Ele é Ato Puro. As obras de Aristóteles influenciaram os estudiosos de todos os tempos. Suas idéias são apreciadas até hoje, sobretudo a metafísica e a lógica. Morreu em 322 a.C. em Atenas. Trabalho nº 1 1- Caracterizar o nascimento de Aristóteles. 2- Em quantas fases pode ser dividida a vida de Aristóteles? Explique. 3- Comente as afirmações de Aristóteles: a) O homem é um ser eminentemente social. b) O homem é também um animal racional. c) O homem é um animal político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi feito para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada. 4- Aristóteles identificava a condição de animal político do homem com as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente. Justifique. 5- Comente: a) “No homem existe a possibilidade de vir a ser”. b) “Em Deus não existe potência. Ele é ato puro”. 6- As idéias de Aristóteles são apreciadas até hoje, sobretudo a ........................................... e a ......................................

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