domingo, 5 de novembro de 2017
A FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN (Texto 2)
A FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN
(Texto 2)
Wittgenstein, principal expoente da filosofia da linguagem, voltou a Viena depois da prisão na Itália e se diplomou como professor primário. De 1920 a 1926, ensinou em três pequenos povoados da Áustria. O ensino primário de Wittgenstein não interessa somente como testemunho de vida, mas também por outros dois motivos:
1. Como alguns estudiosos evidenciaram, a escola pôs Wittgenstein em contato com o ensino e os complexos problemas correspondentes da linguagem real;
2. Wittgenstein, juntamente com seus alunos compilou um dicionário para as escolas primárias, dicionário que nenhum pedagogo deve deixar de levar em consideração.
A escola em que Wittgenstein ensinou, foi uma escola que teorizou a originalidade do sujeito contra todas as teorias associacionistas da mente. Por outro lado, juntamente com seus companheiros e colaboradores procurou dar vida a uma escola cujo objetivo fosse o de formar: homens de ação, corajosos, justos, moralmente sólidos, amantes do trabalho, homens que se virassem sozinhos no mundo, que soubessem compreender inteligentemente os valores culturais já criados e criassem novos valores culturais.
Antes de mais nada, Wittgenstein queria tornar seus alunos senhores da língua que usava durante toda a sua vida. A partir daí, ele se preocupou em ampliar o seu aspecto lingüístico. Para ele, quanto mais ampla e rica é a linguagem que se domina, mais extensa é a realidade que se compreende.
TRABALHO DE FILOSOFIA
Nome:..........................................................................................................................
Data:.........⁄.........⁄.................. Série: ......... Turma: ...... N º .........
1- O que significa dizer que Wittgenstein foi o principal expoente da filosofia da linguagem?
2- Onde ele voltou depois da prisão?
3- Onde Wittgenstein ficou preso?
4- Que tipo de professor Wittgenstein se diplomou voltando a sua terra de origem?
5- Em que período Wittgenstein lecionou em três pequenos povoados?
6- De que país eram os povoados onde Wittgenstein ensinou?
7- Cite os dois motivos pelos quais justificou o ensino de Wittgenstein?
8- O que significa dizer que Wittgenstein, juntamente com seus alunos compilou um dicionário?
9- Pedagogo é o profissional formado em ..................................................................
10- Citar as qualidades que os homens deveriam ter, de acordo com a escola de Wittgenstein.
11- Comente as frases:
a) Homens que soubessem compreender os valores já criados.
b) Homens que criassem novos valores culturais.
12- O que significa dizer que Wittgenstein queria tornar seus alunos senhores da língua que usava durante toda a sua vida?
13- Justifique: “Wittgenstein se preocupou em ampliar o seu aspecto lingüístico”.
14- Para ele, quanto mais ampla e rica é a linguagem... Ele quem?
15- Continue justificando: “Para Wittgenstein, quanto mais ampla e rica é a linguagem que se domina, mais extensa é a realidade que se compreende”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário