domingo, 1 de setembro de 2019

A ESCOLA DE FRANKFURT E SUA TEORIA CRÍTICA, O CÍRCULO DE VIENA E O CENTRO DE PESQUISA SOCIAL

A Escola de Frankfurt teve sua origem no “Instituto de Pesquisa Social”, fundado em 1923. Suas principais características são: - Rejeita o marxismo soviético e desenvolve uma severa crítica à sociedade burguesa moderna. - Procura dar uma visão global e crítica da sociedade, baseada no método dialético, o único capaz de captar as contradições internas da sociedade. - Procura promover uma transformação radical da sociedade, que leve em conta o homem com sua liberdade e se baseia na colaboração entre todos os homens. PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA ESCOLA DE FRANKFURT 1. Theodor W. Adorno (1903-1969) - Filósofo e musicólogo. - Escreveu a “Dialética do Iluminismo”, juntamente com Horkheimer. - Crítico da cultura moderna. Teve que abandonar a Alemanha, com o domínio nazista, fixando-se nos Estados Unidos. Para Adorno, através dos Meios de Comunicações Sociais os detentores do poder impõem seus valores e modelos de comportamentos, que ele chamou de indústria cultural. 2. Mase Horkheimer (1895-1973) - Aderiu ao marxismo como rejeição ao facismo e ao nazismo. - Escreveu a “Crítica da Razão Instrumental”, desenvolvendo nela 3 idéias principais: a) O facismo é a versão política do capitalismo na economia. b) A razão passou a ser instrumental. É um instrumento para alcançar alguns objetivos em favor dos detentores do poder. c) Rejeita Deus, mas defende a justiça. 3. Herbert Marcuse (1898-1979) - Filósofo alemão que mudou para os E.U.A., em 1934, quando perseguido pelo nazismo. - Concorda com Sigmund Freud em sua teoria da repressão dos instintos pela sociedade. - Admite a violência sistemática para modificar a ordem. - Afirma que o progresso tecnológico gerará libertação em relação à obrigatoriedade do trabalho, com o surgimento de maior tempo livre. 4. Erich Fromm (1900-1980) - Pensador sincretista que aproveita tudo o que considera bom da cultura ocidental. - Afirma que o homem se torna homem quando supera a existência meramente animal. - Considera que o homem se desenvolve através da submissão. - A meta dos homens atuais é ter muito. O correto seria procura ser mais. 5. Jurgen Habermas - Discípulo de Adorno e seguidor de sua dialética. - Critica o método científico por se limitar a indicar os meios e não os fins. - Desenvolve a razão comunicativa(ou razão discursiva) para reestabelecer a harmonia entre razão teórica e prática. 6. Karl Otto Apel - Desenvolveu a razão argumentativa – substitui o “eu penso” pelo “eu argumento”. - Para ele, argumentar é sempre argumentar com alguém e sobre algo que independe de nosso pensamento. Trabalho de Filosofia Nome: ........................................................................................................................ Data: ......./........./............... Série: ......... Turma: .......... Nº ............. 1- De cordo com a Escola de Frankfurt e sua teoria crítica, responda: • Como nasceu a referida escola? • Quando nasceu? • Com que objetivos ela nasceu? • Seus principais representantes. • Forma de pensamento de cada um deles. • Qual é a influência do pensamento de cada um deles no mundo de hoje?

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