quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES
Aristóteles nasceu em Estagira, na Grécia, em 384 a.C. Seu pai, chamado Nicômaco, era um corajoso médico, tendo servido ao Rei Amintas, da Macedônia.
Sua vida pode ser dividida em 3 fases: a primeira compreende o período em que foi discípulo de Platão; a segunda, período em que foi preceptor de soberanos; a terceira, período em que fundou e dirigiu sua escola Peripatética.
Aristóteles dizia que o homem é um ser eminentemente social. É também um “animal” racional. É um “animal” político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi criado para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada.
Aristóteles identificava a condição de “animal político” do homem com o estado próprio de outros animais, como as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente.
Aristóteles formulou também os princípios de Ato e Potência. Ato é aquilo que já está sendo. Potência é a possibilidade de vir a ser. Em Deus não existe potência. Ele é Ato Puro.
As obras de Aristóteles influenciaram os estudiosos de todos os tempos. Suas idéias são apreciadas até hoje, sobretudo a metafísica e a lógica.
Morreu em 322 a.C. em Atenas.

THOMAS HOBBES E A TEORIZAÇÃO DO ESTADO ABSOLUTO
Thomas Hobbes nasceu em Malmesbury, Inglaterra, em 1588. A mãe deu-o à luz prematuramente, devido ao terror que lhe causou a notícia da chegada da “armada invencível”, de modo que, em sua autobiografia ele afirmava que sua mãe, junto com ele havia dado a luz ao seu irmão gêmeo, o medo.
Thomas Hobbes tinha aversão por Aristóteles e não gostava da posição defendida por ele sobre o homem e sua comparação feita com os animais.
Para ele, cada homem é diferente dos outros homens. Cada homem é um átomo de egoísmo. O homem não é de modo algum ligado aos outros homens por um consenso espontâneo como o dos animais.
Existem entre os homens motivos de contendas, invejas, ódios e sedições, que não existe entre os outros animais.
Os animais não percebem defeitos em sua sociedade, ao passo que o homem os percebe, querendo introduzir contínuas novidades, que constituem causas de guerras e discórdias.
Os animais não têm a palavra, que nos homens é frequentemente uma trombeta de guerra e sedição.
A condição em que os homens se encontram naturalmente é uma condição de guerra de todos contra todos. Cada qual tende a se apropriar de tudo aquilo que necessita para a sua própria sobrevivência e conservação. Para Hobbes, “homo homini lupus”: “o homem é o lobo do homem”.
Morreu em dezembro de 1679, com 91 anos de idade.


TRABALHO
1- Faça uma comparação entre o pensamento de Aristóteles e de Thomas Hobbes, mostrando:
a) Pontos semelhantes entre os dois pensadores
b) Pontos diferentes entre o pensamento dos dois pensadores
c) Que ponto da filosofia de Aristóteles chamou mais a sua atenção?
d) Que ponto da filosofia de Thomas Hobbes chamou mais a sua atenção?
e) Qual dos dois pensamentos é mais correto para aplicar em nosso meio no dia a dia, o de Aristóteles ou o de Thomas Hobbes?
f) Na sociedade em que vivemos, o que está acontecendo mais na prática do dia a dia, o pensamento de Aristóteles ou de Thomas Hobbes? Porque?
g) Cite alguns acontecimentos que justifica o pensamento de Aristóteles nos dias de hoje.
h) Cite alguns acontecimentos que justifica o pensamento de Thomas Hobbes nos dia de hoje.

2- Faça um comentário sobre o texto expressando seu ponto de vista sobre:
a) O homem como um “ser social”.
b) O homem como “lobo do homem”.

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