terça-feira, 23 de março de 2010

A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES
Aristóteles nasceu em Estagira, na Grécia, em 384 a.C. Seu pai, chamado Nicômaco, era um corajoso médico, tendo servido ao Rei Amintas, da Macedônia.
Sua vida pode ser dividida em 3 fases: a primeira compreende o período em que foi discípulo de Platão; a segunda, período em que foi preceptor de soberanos; a terceira, período em que fundou e dirigiu sua escola Peripatética.
Aristóteles dizia que o homem é um ser eminentemente social. É também um “animal” racional. É um “animal” político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi criado para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada.
Aristóteles identificava a condição de “animal político” do homem com o estado próprio de outros animais, como as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente.
Aristóteles formulou também os princípios de Ato e Potência. Ato é aquilo que já está sendo. Potência é a possibilidade de vir a ser. Em Deus não existe potência. Ele é Ato Puro.
As obras de Aristóteles influenciaram os estudiosos de todos os tempos. Suas idéias são apreciadas até hoje, sobretudo a metafísica e a lógica.
Morreu em 322 a.C. em Atenas.

Trabalho nº 1
1-Caracterizar o nascimento de Aristóteles.
2-Em quantas fases pode ser dividida a vida de Aristóteles? Explique.
3-Comente as afirmações de Aristóteles:
a)O homem é um ser eminentemente social.
b)O homem é também um animal racional.
c)O homem é um animal político, constituído de tal modo que, por sua própria natureza, foi feito para viver com os outros em sociedade politicamente estruturada.
4-Aristóteles identificava a condição de animal político do homem com as abelhas e as formigas, que desejando e evitando as mesmas coisas e voltando suas ações para fins comuns, se agregam espontaneamente. Justifique.
5-Comente:
a)“No homem existe a possibilidade de vir a ser”.
b)“Em Deus não existe potência. Ele é ato puro”.
6-De acordo com o texto: O pensamento político de Aristóteles, comente sobre a cidade feliz.
7-Quem era cidadão para Aristóteles?
8-Descreva as formas boas e formas degeneradas de governo para Aristóteles.

Trabalho nº 2: Aula Peripatética

A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO
Aurélio Agostinho nasceu em 354, em Tagasta, pequena cidade da África. Seu pai, Patrício, era um pequeno proprietário de terras, ainda ligado ao paganismo. Sua mãe, mônica, era uma fervorosa cristã.
Com a morte de seu pai, vendeu os bens paternos e fundou uma comunidade religiosa, adquirindo grande notoriedade pela santidade de sua vida.
Estudou retórica, aderiu ao maniqueísmo, e quando se despertou para as paixões, se uniu a uma mulher, que lhe deu um filho, Adeodato. Se converteu ao cristianismo ouvindo os sermões de Ambrósio.
Agostinho cristianizou a filosofia de Platão e aproveitou suas teorias para dar uma melhor explicação da fé.
Suas principais obras: As Confissões – relato de sua vida e de sua conversão; A Trindade – obra filosófica-teológica; A Cidade de Deus – relato teológico da história.
Para Agostinho, a fé não exclui a razão e nem a razão exclui a fé, quando assim ele disse: “Creio para compreender e compreendo para crer”.
Para ele, a perfeição do mundo exige um artífice; o fenômeno religioso é universal, e há um vazio interior no homem que só pode ser plenamente preenchido por Deus: “Criastes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós”.
Agostinho afirma que o homem bom é aquele que ama (Deus e o próximo). O verdadeiro amor coincide em fazer a vontade daquele que nos criou.
Morreu em 430, quando os vândalos sitiaram sua cidade.

Trabalho
Leia Agostinho e Responda
1)Dê o significado das palavras ou expressões: Paganismo, fervorosa cristã, bens paternos, notoriedade, retórica, maniqueísmo.
2)Qual é o significado de:
a) Agostinho cristianizou a filosofia de Platão.
b) Obra filosófica-teológica.
c) relato teológico da história.
d) Quando se despertou para as paixões.
3) Justifique:
a) Para Agostinho “a fé não exclui a razão e nem a razão exclui a fé”.
b) “A perfeição do mundo exige um artífice”.
c) “O fenômeno religioso é universal”.
d) “Há um vazio interior no homem que só pode ser preenchido plenamente por Deus”
d) “O verdadeiro amor coincide em fazer a vontade daquele que nos criou”.
4) Santo Agostinho dizia: “Ama a faça o que quiseres”. Leia o texto: Afetividade e Sexualidade na Pastoral da Juventude, descubra nele as 4 definições do amor e faça seu comentário.

SANTO TOMAZ DE AQUINO
Santo Tomaz de Aquino nasceu em Roccasseca, em 1225 d.C. Foi discípulo de Alberto Magno, que muito o influenciou na construção do seu sistema filosófico.
O objetivo primeiro de suas reflexões é Deus, não o homem ou o mundo. Deus é o Ser. O mundo tem seres. Deus é o fundamento de todas as coisas, porque só ele é o ser verdadeiro e criador de todas as criaturas.
Tomaz de Aquino aponta 5 vias ou caminhos para chegar a Deus:
1º- Caminho da Mutação – Tudo aquilo que move deve ser movido por outro. Deve haver um ser imutável que move todas as outras coisas sem ser movido. Esse imutável é Deus.
2º - Caminho da Causalidade Eficiente – Para ir ao infinito é necessário admitir uma causa eficiente primeira. Esta causa é Deus.
3º - Caminho da Contingência – As criaturas são seres contingentes. É preciso admitir uma causa que não e que não é contingente, ou seja, uma causa necessária(que seja ato puro). Esta causa é Deus.
4º - Caminho dos Graus de Perfeição – Entre os seres, há os mais ou menos bons, mais ou menos verdadeiros, mais ou menos nobres e semelhantes. No entanto, deve haver algo que é completamente verdadeiro, completamente bom e completamente nobre. Este é chamado Deus.
5º - Caminho do Finalismo – As coisas que carecem de conhecimento agem em função de um fim. Existe, no entanto, algum ser inteligente que dirige todas as coisas naturais para o seu fim. Esse ser nós o chamamos Deus.
Santo Tomaz de Aquino colocou a filosofia a serviço da verdade e a verdade a serviço de Deus.
Morreu em 07 de março de 1274, quando ia participar do Concílio de Lião.

Leia Tomaz de Aquino e Responda
1)Qual era o objetivo primeiro da filosofia de Tomaz de Aquino?
2)Comente:
a) “Deus é o Ser. O mundo tem seres”.
b) “Deus é o fundamento de todas as coisas”.
c) “Só Deus é o Ser Verdadeiro e criador de todas as criaturas”.
3) Dê o significado das palavras ou expressões: mutação, causalidade eficiente, contingência, caminho do finalismo.
4)Explique:
a) “No mundo deve haver um ser imutável que move todos os outros seres sem ser movido”.
b) “Entre os seres, há os mais ou menos bons, mais ou menos verdadeiros, mais ou menos nobres e semelhantes”.
c) “No mundo deve haver algo que é completamente verdadeiro, completamente bom e completamente nobre”.
5) Justifique: “Tomaz de Aquino colocou a filosofia a serviço da verdade e a verdade a serviço de Deus”.

BLAISE PASCAL E O COMPROMISSO DE APOSTAR EM DEUS
Blaise Pascal nasceu em Clermont, em 19 de junho de 1623 e morreu em 1662. De inteligência prodigiosa e precoce, escreveu seus primeiros tratados aos 14 anos de idade e participou da academia parisiense, onde se destacou por sua genialidade.
Para Pascal, a dignidade do homem e sua grandeza estão no pensamento, mas o homem possui uma pequenez diante do infinito que busca esconder e esquecer através da diversão, que é uma fuga de si mesmo, pois a constatação da miséria o deprime. Para Pascal a miséria no homem só não é danosa quando ele descobre que há um Deus para remediá-la.
Pascal disse que só a revelação seria fonte de conhecimento de Deus. Afirma que a Deus só conhecemos através de Jesus Cristo, que é Deus homem, mediador, que preenche a nossa alma. A razão serve apenas para mostrar que a fé não é contrária à natureza humana, e que portanto, podemos apostar em Deus.
Se aposto que Deus existe e existe, ganho tudo.
Se aposto que Deus existe e não existe, não perco nada.
Se aposto que Deus não existe e não existe, não perco nada.
Se aposto que Deus não existe e existe, perco tudo. É melhor apostar que Ele existe.

Leia Pascal e Responda
O que significa dizer:
1)“De inteligência prodigiosa e precoce, escreveu seus primeiros tratados aos 14 anos de idade”.
2)“Participou da academia de Paris, onde se destacou por sua genialidade”.
3)Você concorda em dizer que a dignidade do homem e sua grandeza está no pensamento? Porque?
4)Comente: o homem possui uma miséria ontológica (pequenez diante do infinito).
5)Para Pascal, a diversão é uma fuga de si mesmo e uma forma de se esconder da realidade. Dê sua opinião.
6)O que você acha da filosofia do compromisso de apostar em Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário