terça-feira, 23 de março de 2010

FILOSOFIA
A Palavra Filosofia tem sua origem em dois vocábulos gregos: PHILEIN E SOPHIA, que significa, Amigo da sabedoria, amor a sabedoria, ou amante da sabedoria. O termo filosofia representa o desejo, a procura e o amor ao saber.
É um conjunto de princípios que se propõe a explicar de maneira unificada a natureza de todas as coisas e a conduta humana em relação a elas. É o estudo dos valores que orientam o comportamento humano. É uma reflexão crítica sobre os fundamentos da realidade e de seu conhecimento. É a ciência das causas primeiras e do porque das coisas.

TEXTO: PORQUE FILOSOFIA?
A Inclusão do curso de filosofia no currículo das escolas de 2º grau e nas séries iniciais do 3º grau talvez leve algumas pessoas a considerarem que só os alunos de ciências humanas deveriam se ocupar com seu estudo, e não os futuros engenheiros, médicos, comerciantes, técnicos e profissionais da área de ciências exatas e biológicas.
Ao contrário, defendemos a idéia de que a iniciação filosófica não é só necessária como também deveria ser obrigatória do ponto de vista pedagógico, por ser muito importante para a formação integral de todos os alunos. Porque ao estimular a elaboração do pensamento abstrato, a filosofia ajuda a promover a passagem do mundo infantil ao mundo adulto. Se a condição do amadurecimento está na conquista da autonomia no pensar e do agir, muitos adultos permanecem infantilizados quando não exercitam desde cedo o olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo.
O estudo de filosofia é essencial porque não pode pensar em nenhum homem que não seja solicitado a refletir e agir. Isso significa que todo homem tem(ou deveria ter) uma concepção de mundo, uma linha de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido de manter o modificar as maneiras de pensar e agir do seu tempo. A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, em um saber a respeito dessa experiência.
Em última análise, cabe à filosofia fazer a crítica da cultura. Só assim será possível desvelar as formas de dominação que se ocultam sob o convencionalismo, a alienação e a ideologia.
No entanto, bem sabemos que uma das características dos Estados autoritários é impedir o ensino da filosofia e silenciar a crítica dos pensadores, a fim de garantir a obediência passiva dos cidadãos. Isso já aconteceu no Brasil quando, a partir de 1971, o ensino de filosofia desapareceu das escolas de 2º grau durante treze anos e os cursos de filosofia do 3º grau se esvaziaram a ponto de algumas faculdades terem cogitado a sua extinção.
Por isso, qualquer que seja a atividade profissional futura ou projeto de vida, enquanto pessoa e cidadão, o aluno precisa da reflexão filosófica para o alargamento da consciência crítica, para o exercício da capacidade humana de se interrogar e para a participação mais ativa na comunidade em que vive.

Apresentação do Livro: Filosofando, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Editora Moderna, 2ª edição revista e atualizada.

Trabalho
1-De acordo com a opinião das autoras do Livro Filosofando, Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, a filosofia na escola, além de ser necessária, deveria ser obrigatória. Apresente 4 motivos, de acordo com o texto.
2-Elas afirmam que o estudo da filosofia é essencial. Porquê?
3-O que significa dizer: “a filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica”.
4-Dê sua opinião: “Muitos adultos permanecem infantilizados quando não exercitam desde cedo o olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo”.
5-Comente sobre a afirmação: “Qualquer que seja a atividade profissional ou projeto de vida, o aluno precisa da reflexão filosófica”.
6-Faça um comentário do texto.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA FILOSOFIA
a) Conteúdo – Todas as coisas. A filosofia procura responder qual é a origem de todas as coisas.
b) Objeto – Puro desejo de conhecer e contemplar a verdade.
c) Método – Uma explicação puramente racional da totalidade das coisas.

Ponto de partida do ensino da filosofia: A realidade que está a nossa volta.

Ponto de chegada do ensino da filosofia: Formação de mentes ricas de teorias, hábeis no uso do método, capazes de ler, de modo crítico a realidade, propor, desenvolver e resolver os problemas que nos aparecem.

Exigência Prática Filosófica: humildade de se perceber que a verdade não é uma propriedade de ninguém, mas que está aí esperando ser desvendada por qualquer um.

Filosofia de Vida – é uma concepção da vida e do mundo que irá interferir em nossas atitudes e modo de ser. É uma idéia do mundo e um programa proposto diante da realidade. É uma visão das coisas, que poderá ser otimista ou pessimista; progressiva ou retrógrada; motivadora ou inibidora de uma ação.

A Importância dos Filósofos: Os filósofos foram importantes e são importantes, pelo que disseram, pela tradição que geraram e até por aquilo que deixaram de dizer.

Tarefa dos Filósofos: Refletir sobre as experiências e os conhecimentos, questioná-los, problematizá-los e resolvê-los.

O Filósofo – Quem é ele?
Filósofo é a pessoa que se ocupa da filosofia, por considerá-la princípio do conhecimento, seja como teoria do saber, seja como norma de vida, a fim de determinar a hierarquia dos valores.

A DIVISÃO DA FILOSOFIA E SUAS FASES

1ª – A Natureza: Cosmos – Os Pré-Socráticos
2ª – O Homem – Sua moral e sua essência – Sócrates
3ª – Deus – a fé e a religião – Agostinho, Tomaz de Aquino, Guilherme de Okam, Anselmo, Ambrósio, Blaise Pascal e outros.
4ª – O Conhecimento – René Descartes, Imanuel Kant e outros.
5ª – A Linguagem – Ludwig Wittgenstein
6ª – A Sociedade – Os Filósofos Contemporâneos

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