quinta-feira, 24 de junho de 2010

O CRITICISMO KANTIANO
Immanuel Kant nasceu em Konisberg, Alemanha, em 22 de abril de 1724.
De família pobre, foi extremamente metódico, escrupuloso e apegado aos hábitos. Foi considerado o relógio da cidade. Acordava todos os dias às 5 horas da manhã e percorria as mesmas ruas da cidade sempre no mesmo horário.
Os ensinamentos de Kant podem ser sintetizados em torno de duas grandes questões: o conhecimento, suas possibilidades, seus limites e suas esferas de aplicação; o problema da ação humana, problema moral.
Kant escreveu três grandes obras nesta direção: A Crítica da Razão Pura; Crítica da Razão Prática e a Crítica do Juízo. Seu imperativo categórico é: “Faça aos outros somente aquilo que você gostaria que fizesse a você”. E, “não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizesse a você”.
Kant dizia: “Duas coisas sempre me fascina todas as vezes que minha mente nelas se detêm, o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim”.
A razão humana, segundo ele, não é somente razão teórica, mas também razão prática, capaz de determinar a vontade e a ação moral.
Foi um dos filósofos mais significativos da época moderna, influenciando fortemente os filósofos posteriores.
Morreu em 1804, depois de ter perdido a memória e a lucidez intelectual e se tornar quase cego.


Trabalho
Leia o Criticismo Kantiano e Resolva
1-Qual é a justificativa para o termo Criticismo Kantiano?
2-O que significa dizer que o filósofo foi considerado o relógio da cidade?
3-Immanuel Kant sintetiza seus ensinamentos sobre duas grandes questões: o conhecimento e a moral do ser humano. Comente sobre cada uma delas.
4- Para Kant a razão humana é capaz de determinar a ação moral. Comente.
5-Dê sua opinião: “Faça aos outros somente aquilo que gostaria que fizesse a você. E, “não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizesse a você”.
6-Caracterizar a morte do filósofo Kant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário