domingo, 22 de maio de 2011

AFETIVIDADE, SEXUALIDADE, GENITALIDADE E AMOR
A afetividade e a sexualidade são dois aspectos muito importantes na vida das pessoas e que devem ser tratados com muito carinho. Alguns distúrbios na vida afetiva-sexual poderão impedir ou até mesmo comprometer o amadurecimento da personalidade, desencadeando processos doentios, de fixação ou de regressão. As pessoas, principalmente adolescentes e jovens, podem entrar num processo perturbador da descoberta do próprio corpo, dos sentimentos e das emoções.
Tudo isto pode acontecer porque ele vive a descoberta do outro sexo com todos os apelos conseqüentes: atração, excitação e necessidades de relacionamentos interpessoais. Ele pode experimentar esse processo de maneira traumatizante e confusa, se não houver um acompanhamento cordial que facilita a libertação e a integração pessoal e social.
Na linguagem popular, geralmente se confunde afetividade, sexualidade, genitalidade e amor. São realidades interligadas e independentes, que se não forem bem entendidas, podem resultar em desajustes no relacionamento amoroso e sexual.
Afetividade é uma qualidade ou uma condição do ser psíquico que caracteriza uma capacidade de vivenciar internamente a realidade exterior, sentindo o impacto produzido por ela no eu. É o modo como o ser humano sente-se afetado pelos diversos acontecimentos de sua história pessoal. É também uma experiência interna, acompanhadas de manifestações somáticas, dos conteúdos da consciência, mesmo no caso de estarem reprimidas no inconsciente.
A Sexualidade é tudo aquilo que envolve a pessoa. Todos os sentidos e sentimentos, principalmente o mundo e suas circunstâncias. São as pessoas que, ao se relacionarem, vão criando espaço de socialização. É tudo o que está dentro e fora de nós. É a mudança que as pessoas são levados a fazer, seus prazeres, sentimentos, sensações, emoções e sonhos.
A Genitalidade, por sua vez, é uma força cuja função concreta é a produção do prazer e a procriação, incluindo os genitais. É uma expressão concreta da sexualidade cujo sentido deve ser descoberto e assumido mediante um processo de educação.
Em se tratando do amor, podemos conceituá-lo de quatro modos, a saber:
• Amor-Ágape: é o amor doação e compromisso, sem sexo. Expressa o relacionamento universal da fraternidade e a gratuidade comunitária.
• Amor-Eros: é o amor doação e compromisso, mas que envolve sexo. Constitui-se a expressão da convivência mais íntima do amor conjugal.
• Amor-Philia: é o amor amizade, simpatia.
• Amor-Pornéia: é o relacionamento sexual sem amor. É a busca do prazer sexual sem compromisso.
A sociedade atual vive num contexto de hedonismo e curtição, incentivado pelo sistema social. Os meios de comunicação social acentua o sentido do amor livre e do prazer pelo prazer, através de seus programas e dos anúncios comerciais. Incentivam relacionamentos superficiais e imaturos, onde o corpo da mulher (e muitas vezes do homem) é apresentado como objeto de consumo e prazer.

Trabalho
Nome: ..............................................................................................................
Data:.......... ⁄............⁄............ Série: ......... Turma:....... N°.......
1. Como pode ser considerado a afetividade e a sexualidade na vida das pessoas?
2. O que você acha da afirmação de que na linguagem popular geralmente se confunde afetividade, sexualidade e genitalidade?
3. Conceitue afetividade, sexualidade e genitalidade.
4. O que significa dizer que a afetividade a sexualidade e o amor são realidades interligadas e independentes?
5. Conceitue as 4 formas de amor apresentadas no texto.
6. De acordo com as formas de amor apresentadas no texto, qual é a forma mais correta do amor para aplicarmos na nossa vida?
7. Qual é a forma de amor que está sendo mais usado nos dias atuais?
8. Comente as frases:
a) “Quem ama não mata, mas por amor também se mata”.
b) “O love está matando nosso love”.
9. O que significa dizer que a sociedade atual vive num contexto de hedonismo e curtição, incentivado pelo sistema social?
10. O texto diz que “os meios de comunicação social” acentua o sentido do amor livre e do prazer pelo prazer, através de seus programas e dos anúncios comerciais. Cite programas dos meios de comunicação que incentivam mais esta prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário