domingo, 22 de maio de 2011

O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO
Primeiras Formas de Comunicação
A história dos meios de comunicação se iniciou no momento em que os integrantes de um primeiro grupo humano começaram a se entender por gestos e sons indicativos de objetos e intenções. Em seguida, com base nessa experiência, surgiu a linguagem, concebida em sua primeira fase, como um elenco de nomes próprios. Com o passar do tempo, do nome próprio nasceu o nome comum, isto é, a palavra que não se limita a indicar um determinado objeto, mas sim, todos os objetos de uma mesma espécie. Por exemplo: peixe, para significar todos os peixes; árvore, significando qualquer tipo de árvores. Desse modo, a palavra se transformou em vestimenta de idéias.
A palavra, mistério e redenção do homem, foi apenas o passo inicial de um infinito itinerário. Misteriosas quanto a suas origens, a palavra permitiu uma eficiente transmissão de conhecimentos de geração a geração, fazendo surgir grupos humanos homogeneizados por um acervo cultural comum.
A ESCRITA
Mais tarde, o homem aprendeu a reproduzir, pelo desenho, a figura de animais, plantas e cenas da natureza. Discute-se sobre as intenções dos longevos artistas que desenharam as figuras nas paredes das cavernas. No entanto, qualquer que seja a explicação desses intuitos, o certo é que uma nova experiência se incorporou ao acervo humano.
Talvez com base nessa experiência, talvez sem base nela, um dia o homem gravou uma marca a qual atribuiu um significado e, a partir desse primeiro sinal, lançou os fundamentos daquilo que viria a ser a escrita. Na verdade não sabemos qual teria sido esse sinal de tão insigne progênie, pois somente suposições orientam os pesquisadores neste assunto. É possível que os primeiros sinais gráficos tenham sido de conteúdo numérico. Talvez os caçadores anotando, com traços, a quantidade de animais abatidos.
Primordial na história da escrita foi a invenção da pictografia, possivelmente quase quatro mil anos antes de Cristo. A escrita pictográfica ou hieroglífica constitui na representação desenhada de objetos concretos, formando, em sucessão, um relato coerente. Gradualmente alguns desses sinais tomaram um sentido convencional e passaram a designar conceitos abstratos, tornando-se ideogramas. Acrescentaram-se, depois, sílabas que, articuladas, formaram palavras. Afinal, surgiram signos alfabéticos que, correlacionando a escrita com a voz humana, reproduziram-na graficamente. Os egípcios, os assírios e outros povos da antiguidade conheceram essa evolução em seus sistemas de escrita. A última etapa do longo caminho viria a ser a utilização exclusiva dos caracteres alfabéticos nas comunicações escritas. Esta conquista final é creditada aos fenícios.
Com a escrita, mesmo em sua forma mais rudimentar, o homem venceu o tempo e o espaço. Ela permitiu a fixação do conhecimento, mantendo-o disponível ao longo do tempo, e, simultaneamente, admitiu sua disseminação pelo transporte, facultando a comunicação a distância, culminando com toda evolução que temos e a que ainda teremos na história da humanidade.

TRABALHO DE FILOSOFIA
Nome:......................................................................................................
Data:.......⁄.........⁄.................. Série: ....... Turma: ...... N º ......
1- Quando é que se iniciou a história dos meios de comunicação?
2- Em seguida, com base nessa experiência, o que surgiu?
3- A linguagem foi concebida em sua primeira fase como..................................................................( Complete).
4- Continue completando:
a) Com o passar do.................., do nome...................nasceu o nome .................................
b) A palavra que não se ................. a indicar um .......................... objeto, mas sim, ..................................... de uma mesma espécie.
5- Quando usamos a palavra peixe para significar todos os peixes; árvore, significando qualquer tipo de árvores. Desse modo a palavra se transformou em quê?
6- Dê o significado das expressões:
a) "A palavra, mistério e redenção do homem".
b) "Foi apenas o passo inicial de um infinito itinerário".
c) "A palavra, misteriosas quanto a suas origens".
d) "Reconstituídas só por conjectura".
e) "A palavra permitiu uma eficiente transmissão de conhecimentos de geração a geração".
f) "A palavra fez surgir grupos humanos homogeneizados por um acervo cultural comum".
7- Com o desenvolvimento, o que o homem aprendeu a produzir, pelo desenho?
8- O que significa a expressão "longevos artistas"?
9- Qual é o trabalho artístico que os longevos artistas desenvolveram?
10- Qualquer que seja a explicação desses intuitos, o certo é que uma nova ........................ se ............................ ao acervo humano.
11- Talvez com base nessa .............................., talvez sem base .................., um dia o homem gravou uma marca a qual atribuiu um .............................................
12- E a partir desse primeiro sinal, lançou os fundamentos daquilo que viria ser o quê?
13- Dê o significado da frase realçando as palavras sublinhadas: "Na verdade não sabemos qual teria sido esse sinal de tão insigne progênie".
14- De acordo com o texto, há uma hipótese que os primeiros sinais gráficos tenham sido de que forma?
15- Dê o significado: "invenção da pictografia".
16- A quantos anos possivelmente se deu a invenção da pictografia, de acordo com o texto?
17- A escrita pictográfica também pode ser chamada de?
18- Em que constitui a escrita pictográfica ou hieroglífica?
19- Depois de alguns desses sinais tomarem um sentido convencional e passarem a designar conceitos abstratos, acrescentaram o quê?
20- Faça um comentário do trecho: "Afinal, surgiram signos alfabéticos que, correlacionando a escrita com a voz humana, reproduziram-na graficamente. Os egípcios, os assírios e outros povos da antiguidade conheceram essa evolução em seus sistemas de escrita. A última etapa do longo caminho viria a ser a utilização exclusiva dos caracteres alfabéticos nas comunicações escritas. Esta conquista final é creditada aos fenícios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário