sábado, 17 de novembro de 2018

DA ESCOLA DE FRANKFURT AOS DIAS ATUAIS

A ESCOLA DE FRANKFURT E SUA TEORIA CRÍTICA, O CÍRCULO DE VIENA E O CENTRO DE PESQUISA SOCIAL A Escola de Frankfurt teve sua origem no “Instituto de Pesquisa Social”, fundado em 1923. Suas principais características são: Rejeitava o marxismo soviético e desenvolvia uma severa crítica à sociedade burguesa moderna; Procurava dar uma visão global e crítica da sociedade, baseada no método dialético, o único capaz de captar as contradições internas da sociedade; Procurava promover uma transformação radical da sociedade, que leve em conta o homem com sua liberdade e se baseia na colaboração entre todos os homens. Principais representantes da escola de Frankfurt: Theodor W. Adorno, Mase Horkheimer, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Jurgen Habermas, Karl Otto Apel e outros. SIGMUND FREUD: O PAI DA PSICANÁLISE Sigsmund Schlomo Freud Freud nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de1856 e morreu em Londres, em 23 de setembro de 1939. Mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador da Psicanálise. Nasceu em uma família judaica, na época pertencente ao Império Austríaco. Atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca. Aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena, permanecendo até 1938 e depois se transferiu para a Inglaterra. SURGIMENTO DA PSICANÁLISE Na Antiguidade e na idade Média, a psicologia era o estudo da alma. Na Idade Moderna, a partir do Renascimento, a psicologia passou a estudar os fenômenos psíquicos ou "as faculdades da mente". Com o passar dos tempos a psicologia se tomou uma ciência positiva. Construída a partir de observações e experimentações Científicas. Tomou como objeto de pesquisa o comportamento do ser humano. No século XIX, um médico chamado Sigmund Freud abria as portas para o surgimento de uma ciência nova e um método diferente: a Psicanálise. ESTRUTURA DA PERSONALIDADE: APARELHO PSÍQUICO ID - é o sistema original da personalidade. É formado pelos aspectos psicológicos herdados e presente no nascimento, inclusive os instintos. O ID pode ser comparado à "caixa preta", onde fica armazenada todas as informações vistas, ouvidas ou vivenciadas. EGO - é a parte organizada da estrutura psíquica que existe para realizar os objetivos do inconsciente e não para frustá-fo. É também chamado de CONSCIENTE ou EU. SUPEREGO - é a arma moral da personalidade. Representa a realidade. Pode também ser chamado de Pré-consciente ou Subconsciente. Sua luta é mais pela perfeição do que pelo prazer. Sua maior função é decidir se algo é certo ou errado em resposta aos padrões morais da sociedade. FASES DE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE Freud distinguiu 3 grandes períodos normais do desenvolvimento da criança: 1° Período - Este período de desenvolvimento na vida da criança vai do seu nascimento até por volta do 5° ou 6° ano de vida. Este período consiste em experiências sexuais ativas, época em que a sexualidade infantil atinge seu apogeu. É neste período é que se situa a fonte das neuroses, mesmo quando seus sintomas só se manifestam mais tarde. 2° Período - Vai de mais ou menos 06 a 09 anos e é chamado período de latência, "parada da sexualidade" ou "pausa da sexualidade" para voltar depois. Durante este período toda expressão da sexualidade é reprimida e rejeitada como desejo sexual. 3° Período - chamado período da Puberdade, de 10 a 12 anos. É nesta idade que começa o período da sexualidade adulta. Em suas teorias, Freud afirmava que os pensamentos humanos são desenvolvidos, obtendo acesso à consciência, por processos diferenciados, relacionando tal ideia à de que a sistemática do nosso cérebro trabalha essencialmente com o campo da semântica, isto é, a mente desenvolve os pensamentos num sistema cheios de linguagem baseados em imagens, as quais são representações de significados latentes. De tudo o que foi exposto fica claro que na verdade Freud foi o homem que “perturbou o sono do mundo”. Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife em 19 de setembro de 1921 e morreu em São Paulo, 2 de maio de 1997. Foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial,1 tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Sua família fazia parte da classe média, mas Paulo Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição a prática por ele denominada de educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.2 Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades comoHarvard, Cambridge e Oxford. RUBEM ALVES Rubem Azevedo Alves nasceu em Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 e morreu em Campinas em 19 de julho de 2014. Foi psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, autor de livros religiosos, educacionais , existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertaçãoe intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil2 . Foi professor da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. Mestre em Teologia e Doutor em Filosofia(Ph.D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, na cidade de Lavras, Minas Gerais, no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito e criou vários grupos de pesquisa. Tinha um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias. Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno. Devido sua formação transitava pelas áreas de teologia, psicanálise, sociologia, filosofia e educação. Após ter lecionado em universidades, tinha um restaurante (a culinária foi uma de suas paixões e tema de alguns de seus textos), viveu em Campinas , onde mantinha um grupo, chamado Canoeiros, que se encontra semanalmente para leitura de poesias. Sua mensagem é direta e, por vezes, romântica, explorando a essência do homem e a alma do ser. "Ensinar" é descrito por Alves como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. Ensinar é fazer aquele momento único e especial. Ridendo dicere severum: rindo, dizer coisas sérias, mostrando que esta, na verdade é a forma mais eficaz e verdadeira de transmitir conhecimento. Em alguns de seus textos, cita passagens da Bíblia, valendo-se de metáforas. Foi cidadão honorário de Campinas onde recebeu a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura. Rubem Alves faleceu em 19 de julho de 2014, em Campinas, por falência múltipla de órgãos. O corpo foi velado no plenário da Câmara Municipal de Campinas, no interior paulista, cidade onde o escritor mineiro morava. Marilena Chaui Marilena de Souza Chaui nasceu em Pindorama. São Paulo, em 04 de setembro de 1941. É professora de filosofia, e historiadora de filosofia brasileira. Filha do jornalista Nicolau Alberto Chaui, de origem árabe, e da professora Laura de Souza Chaui. Professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é mestre em Merleau-Ponty e a crítica do humanismo, sob a orientação do professor Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior. Doutora, com Introdução à leitura de Espinosa, sob a orientação da professora Gilda Rocha de Mello e Souza e livre docente de Filosofia em Espinosa e a questão da liberdade. Além de extensa produção acadêmica, Marilena também publicou livros paradidáticos de Filosofia, voltados sobretudo para o público jovem ou não especializado. Seu livro O que é Ideologia, ColeçãoPrimeiros Passos, foi selecionado pelo Ministério da Educação e Cultura como livro didático obrigatório na rede pública de ensino, tornando-se desta forma um best-seller com mais de cem mil exemplares vendidos, bastante acima da média de vendas dos livros não didáticos no Brasil. Foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, durante a administração de Luiza Erundina. Para Marilena Chaui, a "classe média" brasileira é fascista 4 . Segundo ela, "(...) a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta e é uma abominação cognitiva porque é ignorante... MARIO SÉRGIO CORTELLA Mário Sergio Cortella, nascido em Londrina/PR em 05 de Março de 1954. É Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. Tem Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); Em 1989 concluiu seu mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e em 1997, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, conclui seu doutorado também em Educação pela PUC-SP. É professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou na FGV-SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). Foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010). Fez o programa "Diálogos Impertinentes" na TV PUC, no Canal Universitário. Mário Cortella tem várias obras publicadas no campo da Filosofia e da Educação. É autor, entre outras obras, de: A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos;Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille; Educação e Esperança; Não Nascemos Prontos!; Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade. Assim como seu mestre Paulo Freire, Mário Cortella entende que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda; enxerga na educação muitas saídas para problemas da sociedade. Porém, critica o fato de inúmeras famílias transferirem sua responsabilidade para as instituições escolares. Ele fala ainda da questão escola pública versus particular e como a educação está vinculada à ética, mídia, religião e tecnologia. GABRIEL CHALITA Gabriel Benedito Isaac Chalita nasceu em Cachoeira Paulista, aos 30 de abril de 1969. É advogado, jurista, professor,escritor e político brasileiro. Gabriel Chalita publicou seu primeiro livro aos 12 anos de idade. Concluiu os estudos de bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1994, e de Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, em 1989. Defendeu a tese "A Sedução no Discurso em Tribunais de Júri", obtendo o grau de Doutor em Comunicação e Semiótica e Direito, na PUC-SP. É autor de mais de 60 livros , entre eles: "Educação: a solução está no afeto", "Os Dez Mandamentos da Ética", "Pedagogia do Amor", "Cartas entre Amigos". Atualmente Chalita é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e Membro de Conselho Editorial da Revista Profissão Mestre. É membro da União Brasileira de Escritores da Academia Paulista de Letras e recentemente foi eleito por unanimidade na Academia Brasileira de Educação. LUIZ FELIPE PONDÉ Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé (Recife, 1959) é um filósofo e escritor brasileiro, doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel. Escreveu, dentre outras obras, o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia e Marketing existencial. É colunista da Folha de S. Paulo, escrevendo semanalmente no jornal. Luiz Felipe Pondé é pernambucano, nascido na cidade de Recife. Iniciou a carreira acadêmica cursando medicina na Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, mas não concluiu o curso. Mais tarde também cursou filosofia na Universidade de São Paulo, tendo feito doutorado pela mesma instituição, com suporte financeiro e mestrado pela Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é vice-diretor e coordenador de curso na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É também professor de Ciências da religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de filosofia na FAAP. Fã declarado de Nelson Rodrigues, Pondé muitas vezes se expressa por meio de aforismos sobre o cotidiano. A ideia e a filosofia de Pondé baseiam-se num certo pessimismo, na valorização das tradições religiosas ocidentais e no combate ao pensamento politicamente correto nos meios universitários. Define-se como um "rato de universidade" e carrega fortes influências do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, do niilismo e do existencialismo. Pondé tem sido ávido divulgador do pensamento que nomeia como "liberal-conservative", que engloba, segundo o filósofo, ideias de autores como David Hume (sua moral), Adam Smith, Edmund Burke, Alexis de Tocqueville, Friedrich Hayek, T.S. Eliot, Michael Oakeshott, Isaiah Berlin, Russell Kirk, Theodore Dalrymple, John Gray, Gertrude Himmelfarb, Thomas Sowell, Phyllis Schlafly e Roger Scruton.[12] Essa definição de Pondé, contudo, é criticada pelo filósofo Roger Scruton, que rejeita a aproximação entre o conservadorismo e o liberalismo,[13] e muitos autores supracitados nunca se definiram como "liberal conservatives".[14] Pondé traça uma linha de pensamento comum entre esses autores, liberais ou conservadores. Embora não haja tantos pensadores que usem explicitamente essa definição, com algumas exceções como o brasileiro Meira Penna, o termo é justificado por diversas razões. Roger Scruton, por exemplo, considera liberais conhecidos e importantes tais como Friedrich Hayek, Adam Smith e David Hume como conservadores. Russel Kirk aceitava a aproximação do liberalismo clássico com o conservadorismo, bem como seu amigo e influência, Wilhelm Ropke, economista liberal de valores conservadores, que em certas situações inclusive se definiu como liberal-conservador. Pondé acredita que os atos morais são motivados pelas experiências e paixões do indivíduo (fobias, traumas, experiências) e não por princípios ou pela razão, aderindo à visão do filósofo David Hume. Além disso, segundo ele, todo ato moral demandaria sacrifício, sofrimento, combate. Pondé é crítico do ateísmo materialista, entendido por ele como filosoficamente raso e aborrecido. Mesmo não sendo seguidor de nenhuma religião em especial, encontra na hipótese do Deus bíblico algo atraente e belo. Perguntado em entrevista feita pelo site da Rede Bandeirantes sobre o seu suposto abandono do ateísmo, Pondé respondeu que não havia deixado de ser um ateu no sentido filosófico, porém entendendo que "Deus" é o maior conceito produzido pela filosofia. Em entrevista dada à jornalista Eliana de Castro, Pondé diz ser apaixonado pela ideia de Deus, mesmo não tendo qualquer tipo de relacionamento ou necessidade de fazer pedidos a alguma força superior. Nessa mesma entrevista ele diz que "Deus" é um personagem que o encanta e que espera ser a sua existência verdadeira. Além disso, é apresentado como sendo um "ateu apaixonado por Deus". Em outra entrevista, dada ao "Jornal de Jundiaí Regional", trata a ideia de Deus como sendo uma hipótese. LEANDRO KARNAL Leandro Karnal nasceu em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no dia 1 de fevereiro de 1963. É graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em Porto Alegre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas. Lecionou em cursinhos pré-vestibulares. É professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de História da América. Apresenta diariamente a coluna "Careca de Saber", na Band News TV, onde fala sobre religião, filosofia, história, política, comportamento etc. Trabalha na capacitação de professores da rede pública e na elaboração de material didático e de apoio ao professor. É autor, coautor e organizador de diversos livros, entre eles: “Teatro da Fé: Representação Religiosa no Brasil e no México do Século XVI” (1998), “História da Cidadania” (2003), “História na Sala de Aula” (2005), “Estados Unidos: a Formação da Nação” (2005), “História dos Estados Unidos: das origens ao Século XXI” (2007) e “Conversas com um Jovem Professor” (2012). Programa de Televisão Programa Módulo e Curadoria Tema Data Café Filosófico Uma Agenda para o Inverno (Luiz Felipe Pondé) Confrontos Religiosos e Fundamentalismos 27/Fev/2009 Os Fantasmas da Perfeição (Luiz Felipe Pondé) A Utopia da Melhor Idade 15/Set/2009 Uma Agenda para o Medo (Luiz Felipe Pondé) Temor e Tremor 23/Abr/2010 As Razões do Ódio (Luiz Felipe Pondé) O Ódio no Brasil 23/Set/2011 7 Prazeres Capitais: Pecados e Virtudes Hoje (Leandro Karnal) Os Velhos e os Novos Pecados 21/Set/2012 O Pecado Envergonhado: A Inveja e a Tristeza sobre a Felicidade Alheia 12/Abr/2013 O Mal Primordial: O Orgulho Nosso de Cada Dia 08/Set/2014 Os Clássicos da Literatura e o Cotidiano (José Alves de Freitas Neto) Hamlet e o Mundo como Palco 24/Mar/2015 Servidões Voluntárias e Involuntárias: a quem nos entregamos depois de conquistar a liberdade? (Leandro Karnal) O Medo à Liberdade e a Alma Humana dos ditadores à autoajuda 02/Out 2015 Provocações — Entrevista 22/Abr/2014 Jô Soares — Entrevista 14/Out/2015 Jornal da Cultura — Comentarista — — Jô Soares — Entrevista 01/Abr/2016 Roda Viva Entrevista 04/Jul/2016 (Pesquisa e elaboração: Professor Romildo Alves – Técnico em Contabilidade; Professor Graduado pela PUC/MG; Pós-Graduado em Psicanálise Clínica) TRABALHO Nome: .................................................................................................................................................................... Data: ........./.........../................ Série: ..... Turma: Turno...........................Nº (Se possível) • Leia a apostila com atenção, escolha 5 teóricos da educação e escreva resumidamente em poucas palavras a teoria de cada um deles, apontando qual delas é a melhor para aplicar na educação de hoje e justifique sua resposta.

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