segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A ESCOLA DE FRANKFURT E SUA TEORIA CRÍTICA, O CÍRCULO DE VIENA E O CENTRO DE PESQUISA SOCIAL

A Escola de Frankfurt teve sua origem no “Instituto de Pesquisa Social”, fundado em 1923. Suas principais características são:
- Rejeita o marxismo soviético e desenvolve uma severa crítica à sociedade burguesa moderna.
- Procura dar uma visão global e crítica da sociedade, baseada no método dialético, o único capaz de captar as contradições internas da sociedade.
- Procura promover uma transformação radical da sociedade, que leve em conta o homem com sua liberdade e se baseia na colaboração entre todos os homens.

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA ESCOLA DE FRANKFURT
1.Theodor W. Adorno (1903-1969)
- Filósofo e musicólogo.
- Escreveu a “Dialética do Iluminismo”, juntamente com Horkheimer.
- Crítico da cultura moderna. Teve que abandonar a Alemanha, com o domínio nazista, fixando-se nos Estados Unidos.
Para Adorno, através dos Meios de Comunicações Sociais os detentores do poder impõem seus valores e modelos de comportamentos, que ele chamou de indústria cultural.

2.Mase Horkheimer (1895-1973)
- Aderiu ao marxismo como rejeição ao facismo e ao nazismo.
- Escreveu a “Crítica da Razão Instrumental”, desenvolvendo nela 3 idéias principais:
a) O facismo é a versão política do capitalismo na economia.
b) A razão passou a ser instrumental. É um instrumento para alcançar alguns objetivos em favor dos detentores do poder.
c) Rejeita Deus, mas defende a justiça.

3.Herbert Marcuse (1898-1979)
- Filósofo alemão que mudou para os E.U.A., em 1934, quando perseguido pelo nazismo.
- Concorda com Sigmund Freud em sua teoria da repressão dos instintos pela sociedade.
- Admite a violência sistemática para modificar a ordem.
- Afirma que o progresso tecnológico gerará libertação em relação à obrigatoriedade do trabalho, com o surgimento de maior tempo livre.

4.Erich Fromm (1900-1980)
- Pensador sincretista que aproveita tudo o que considera bom da cultura ocidental.
- Afirma que o homem se torna homem quando supera a existência meramente animal.
- Considera que o homem se desenvolve através da submissão.
- A meta dos homens atuais é ter muito. O correto seria procura ser mais.

5.Jurgen Habermas
- Discípulo de Adorno e seguidor de sua dialética.
- Critica o método científico por se limitar a indicar os meios e não os fins.
- Desenvolve a razão comunicativa(ou razão discursiva) para reestabelecer a harmonia entre razão teórica e prática.

6.Karl Otto Apel
- Desenvolveu a razão argumentativa – substitui o “eu penso” pelo “eu argumento”.
- Para ele, argumentar é sempre argumentar com alguém e sobre algo que independe de nosso pensamento.

TRABALHOS
1-Fazer uma pesquisa sobre a Escola de Frankfurt e sua teoria crítica, apresentando:
Como nasceu a referida escola?
Quando nasceu?
Com que objetivos ela nasceu?
Seus principais representantes.
Forma de pensamento de cada um deles.
Qual é a influência do pensamento de cada um deles no mundo de hoje?

2-Fazer uma pesquisa sobre as correntes filosóficas:
Humanismo
Racionalismo
Materialismo
Evolucionismo
Positivismo
Idealismo
Empirismo
Pragmatismo
Apresente sobre cada uma delas:
Principais características
Seus principais idealizadores
Sua influência no mundo de hoje
Comentário geral
Bibliografia

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