segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NIETZSCHE E A CRÍTICA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
Friedrich Nietzsche nasceu em Rochen, nas proximidades de Lutzen, na Alemanha, aos 15 de outubro de 1844. Foi professor de filosofia da universidade da Basiléia, onde se sentiu destinado a revolucionar toda a filosofia. Abandonou a cátedra, obtendo uma pensão vitalícia. Viajou pela Europa, escrevendo várias obras, criticando os valores estabelecidos.
Uma de suas frases se tornou famosa: “Não sou um homem, sou um dinamite”. Suas idéias serviram como sustentação teórica para o nazismo, quanto à supremacia da raça ariana e seu destino de dominação do mundo.
Nietzsche se considerava o super-homem e o homem do destino. Proclamava a morte de Deus pelo afastamento da sociedade ocidental e dizia que o cristianismo é um vício e uma grande maldição.
Para Nietzsche, a morte de Deus dividia a história da humanidade e afirmava que em Deus está divinizado o nada. Perguntava ele: O que aconteceu com Deus? Eu vos direi: nós o matamos. E acrescentou: “sobre as cinzas de Deus erguerá a idéia do super-homem.
Nietzsche afirmava que a destruição de Deus representaria a construção do super-homem. O super-homem é o sentido da terra. Eu vos conjuro, irmãos meus, a que permaneçais fiéis ao sentido da terra e não presteis fé aos que falam de esperanças supraterrenas.
Para ele, no mundo não há ordem e nem sentido. Morreu em 1900, vítima da loucura.

Trabalho
Leia o texto: Nietzsche e a Crítica da Civilização Ocidental e Resolva
1- Dê o significado das expressões:
a) Abandonou a cátedra, obtendo uma pensão vitalícia.
b) Viajou pela Europa, escrevendo várias obras e criticando os valores estabelecidos.
c) Suas idéias serviram como sustentação teórica para o nazismo.
d) Supremacia da raça ariana e seu destino de dominação do mundo.
2- Comente a frase: “Não sou um homem, sou um dinamite”.
3- O que significa dizer:
a) Nietzsche proclamava a morte de Deus pelo afastamento da sociedade ocidental.
b) Para ele o cristianismo é u vício e uma grande maldição.
4- Faça um paralelo entre o pensamento de Blaise Pascal e Friedrich Nietzsche, mostrando os pontos semelhantes e divergentes entre os dois filósofos.
5- Compare as duas teorias: O Compromisso de apostar em Deus X Teoria da morte de Deus e mostre seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário