quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A FILOSOFIA DE SÓCRATES
Sócrates nasceu em Atenas, em 470 a.C. e morreu em 399 a.C. Era filho de um escultor e de uma obstetriz. Não fundou nenhuma escola, como muitos outros filósofos. Realizou seus ensinamentos em locais públicos (nos ginásios, nas praças públicas, etc,). Exerceu um imenso fascínio sobre os jovens e sobre os homens de todas as idades, o que lhe custou inúmeras aversões e inimizades.
Sócrates é considerado o maior filósofo de todos os tempos e o divisor da filosofia. São celebres suas frases: “Sei que nada sei” e “Conheça a ti mesmo”. Sócrates disse assim, por considerar que muitas pessoas diziam saber de tudo e percebeu que muitas pessoas não se conheciam.
Sócrates não escreveu nada, considerando que sua mensagem fosse transmitida pela palavra viva, através do diálogo e da “oralidade dialética”.

A Descoberta da Essência do Homem
Os naturalistas procuraram responder as questões sobre a natureza. Sócrates, por sua vez concentrou definitivamente seu interesse sobre o homem. Ele procurou responder qual é a realidade última do homem, realizando com isso uma revolução no pensamento de sua época, principalmente no tradicional quadro de valores.

Sócrates e o Conceito de Liberdade
Para Sócrates, o verdadeiro homem livre é aquele que sabe dominar os seus instintos e o homem escravo é aquele que, não sabendo dominar seus instintos, torna-se vítima deles.

Sócrates e o Conceito de Felicidade
Sócrates dizia que a felicidade não pode vir das coisas exteriores do corpo, mas somente da alma, porque esta é a sua essência. Para ele, quem é virtuoso é feliz, ao passo que o malvado e o injusto é infeliz. Ele afirma que o homem pode ser feliz em qualquer que sejam as circunstâncias em que lhe cabe viver e qualquer que seja a situação no além. O homem é o verdadeiro artífice de sua própria felicidade ou infelicidade.

Trabalho nº 1
1-Caracterizar o nascimento do filósofo Sócrates.
2-Onde Sócrates realizou seus ensinamentos?
3-O que significa dizer que Sócrates exerceu um imenso fascínio sobre as pessoas de todas as idades?
4-Citar as duas frases célebres de Sócrates, comentando sobre seus significados.
5-Defina os termos: palavra viva, diálogo e oralidade dialética.
6-Comente sobre o quadro de valores apresentado por Sócrates e dê sua opinião.
7-Comente sobre as virtudes de que fala Sócrates.
8-Sócrates afirma que ninguém erra por sua própria vontade. Quem faz o mal, faz por ignorância do bem. Dê sua opinião.
9-Qual é o verdadeiro homem livre e o homem escravo para Sócrates.
10- Comente sobre o conceito de felicidade apresentado por Sócrates.
11- Na sua opinião, a liberdade e a felicidade existem. Dê sua opinião.
12- Para Sócrates, o homem pode ser feliz qualquer que sejam as circunstâncias em que lhe cabe viver e qualquer que seja a situação no além. O homem é o verdadeiro artífice de sua própria felicidade ou infelicidade. Comente e dê sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário