segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O FEUDALISMO
As transformações ocorridas na sociedade com o fim do escravismo não acabou com a exploração econômica e com a opressão política. Os antigos proprietários de escravos se tornaram senhores feudais. Os escravos e uma parte dos soldados se tornaram servos. Nesse novo tipo de sociedade chamada feudalismo, já não havia mais correntes nem chicotadas, mas era o servo que trabalhava e produzia na terra, enquanto o fruto de seu trabalho era apropriado pelo senhor feudal, pelo menos a maior fatia.
O Feudo era uma grande extensão de terra pertencente a um senhor. Esse senhor feudal concedia pedaços de terra para os servos plantarem e produzirem os alimentos necessários à sua sobrevivência. Mas boa parte de sua produção tinha que ser destinada ao senhor.
Além disso, o servo tinha que deixar sua roça três ou quatro dias da semana e ir cultivar outras terras do senhor. O servo estava preso à terra e devia total obediência ao senhor feudal.
Cada senhor exercia, no seu feudo, o poder econômico, político, militar e judicial. O rei de cada nação não tinha forças para controlar politicamente todo o Estado, e concedia ao clero e aos nobres esse poder. Os feudos eram auto-suficientes. Produziam tudo o que necessitavam.
Como os servos, ao contrário dos escravos, podiam ficar com uma parte daquilo que produziam, tinham mais interesse no trabalho e a produção sempre crescia.
No feudalismo não havia mais a dominação basicamente pela força. A dominação neste período se apoiava principalmente no controle das idéias. A Igreja Católica teve um papel importante e triste nesta época. Ela foi se tornando uma grande proprietária de terras que recebia dos senhores feudais como doações e heranças. A Igreja chegou a ser a maior proprietária de terras de toda a Europa.
Dessa forma, o clero acabou se aliando à classe dominante, passando a interpretar o Evangelho sempre sob o ponto de vista favorável aos ricos. Os sermões pregavam que, na terra era preciso sofrer para ganhar o reino dos céus. Desse modo, difundiam o conformismo e a aceitação da opressão que era exercida pelos senhores feudais. Além disso, a igreja chegou a vender a “salvação” dos ricos em troca de doações e riquezas. Seu papel foi o de ajudar a manter os privilégios dos poderosos.
Controlando a educação, a igreja espalhou essas idéias favoráveis à dominação. A isso chamamos dominação ideológica. Os padres eram assessores especiais dos nobres e dos reis, dirigindo, assim, indiretamente, o próprio Estado.
No início do feudalismo existia apenas um pequeno comércio. As estradas eram poucas e suas condições de tráfego eram péssimas. Os senhores feudais cobravam altos pedágios dos comerciantes que precisassem atravessar suas terras. Além disso, cada região tinha uma moeda diferente e isso dificultava o comércio.
Aos poucos, com o desenvolvimento do artesanato, as trocas entre os feudos foram se intensificando. Eram formadas feiras nos cruzamentos das estradas, perto dos castelos. Alguns servos abandonavam o trabalho agrícola e passaram a se dedicar cada vez mais ao artesanato, transformando-se em ferreiros, sapateiros, marceneiros, tecelões, etc.
Com o passar dos anos, conforme cresciam as rotas de comércio terrestre, lá pelo fim do primeiro milênio, essas feiras foram se transformando em pequenas cidades que eram chamadas “burgos”. Nos burgos começaram a surgir ricos comerciantes, que eram chamados “burgueses”. O crescimento desses burgos introduziu transformações na sociedade feudal.
Nos feudos, a rígida exploração dos servos também gerou inúmeras fugas e revoltas, principalmente sob a forma de “seitas religiosas hereges”, que desafiavam a linha oficial da igreja.

TRABALHO
1-Sabemos que a passagem do período do escravismo para o feudalismo, não acabou com a exploração econômica, mais houve alguns avanços. O que aconteceu neste período?
2-Qual a diferença do tratamento dos escravos, do período do escravismo e dos servos, do feudalismo?
3-Defina feudo.
4-Qual a justificativa para a expressão “senhor feudal”?
5-Comente sobre os servos.
6-O rei de cada nação não podendo controlar politicamente todo Estado, delegava poderes a certos grupos para fazer o controle. Quem recebia esse poder?
7-Comente sobre o posição assumida pela igreja católica no período do feudalismo.
8-O que você acha da idéia de ter que sofrer aqui na terra para ganhar o reino do céu?
9-Comente sobre a dominação pela força e dominação ideológica.
10- A expressão “burguês” teve sua origem nos burgos das pequenas cidades do final do período do feudalismo. Quem eram os burgueses daquele tempo e quem são os burgueses de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário