quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os profetas do Povo de Deus

O povo de Deus, na Palestina, viveu em paz, durante muito tempo. Sempre recordava as maravilhas que Deus havia feito em sua vida e caminhada: a libertação da escravidão do Egito, sua presença na travessia do deserto, o compromisso da aliança no Sinai: “Eu serei vosso Deus e vós sereis o meu povo”, e a posse da Terra Prometida.
Quando surgiram dificuldades, Deus enviou juízes para que ajudassem o povo a vencer seus inimigos e a não cair na opressão.
Depois, o Povo de Deus se esqueceu da Aliança e se desuniu, ficando escravo de seus proprios companheiros e irmãos. Uns começaram a querer tudo para si. A terra, que Josué dividiu entre todos, estava sendo tomada só por alguns. A ambição e a exploração cresceram. Uns poucos enriqueciam e viviam às custas dos outros.
Por causa desta situação, o povo pediu um rei que resolvesse as dificuldades deles. Não confiaram em Deus, que os tinha guiado, e não confiaram na força e na sabedoria de um povo unido. Assim o Povo de Deus teve três reis: Saul, Davi e Salomão.
Esses reis nem sempre foram pessoas boas, justas, sábias e piedosas. Exploravam os fracos, cobravam altos impostos dos trabalhadores, gastavam o dinheiro do povo, para manter as grandes construções e o luxo de seus palácios. Levavam o povo a abandonar a fé no unico Deus, para adorar Baal, um falso ídolo feito “Deus”.
Mas Deus não esqueceu a Aliança que fizera com o seu povo. Mandou PROFETAS, para lembrar ao povo seu compromisso com Deus e com os irmãos.
O profeta falava em nome de Deus e com muita coragem sobre o que estava certo e o que estava errado. Levantava a voz contra aqueles o que praticavam a injustiça, explorava os irmãos e adoravam deuses falsos. Animava e encorajavam o povo a ser fiel a Deus e a amar os seus irmãos.
Por isso, muitos não gostavam dos profetas. Eram perseguidos, presos e até mortos.
Ser profeta não era fácil. Mas Deus sempre estava com eles.

Extraído do Livro Descobrindo a Vontade de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário