sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA
Devido a várias transformações ocorridas no mundo grego após a invasão dos Dórios, com o crescente desenvolvimento do comércio e do artesanato nas ilhas gregas, surgiu um clima propício para a investigação filosófica.
Com a invasão dos Dórios na Grécia, muitos povos foram forçados a migrar para as ilhas e Costa da Ásia Menor. Nestes locais os Jônios fundaram colônias, cidades que transformaram em grandes centros. Eles intensificaram relações com outros povos e deixaram para trás as velhas instituições agrárias e patriarcal.
Houve, nestas novas cidades, o desenvolvimento do comércio, do artesanato e o desenvolvimento da cultura em geral.
A explicação mítica, que até então predominava na cultura do povo já não dava conta de explicar a realidade. É diante desta situação que surgiu um clima proprício para o nascimento da filosofia. Apareceram, então, alguns homens que buscaram de forma racional um princípio para o mundo.
O primeiro filósofo foi Tales, de Mileto. Ele encontrou o princípio de tudo na água. Tales encontrou seu princípio na água por observar que tudo é úmido. Para ele tudo nasce com a água e morre com a ausência dela.
Discípulo de Tales foi Anaximandro. Ele pensava que não deveria colocar como princípio um elemento material, e sim, algo ilimitado e indefinido, “apeíron”, um elemento que é privado de limites, é indeterminado.
Para Anaximandro, de um movimento que é eterno, geraram-se os dois primeiros contrários: frio e calor. Os outros elementos foram também assim formados.
Anaxímenes procurou conciliar os dois anteriores, estabelecendo como princípio o AR. Para ele, o ar se presta melhor as variações ocorridas no mundo. Pelo processo de condensação e rarefação o ar forma a terra, o fogo e o cosmos.
Heráclito, de Éfeso afirma que a realidade é um contínuo devir. Tudo flui. Nada permanece o mesmo. Para ele, um homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio, porque nem o rio e nem o homem permanecem o mesmo. Ele determina o fogo como princípio de todas as coisas, porque o fogo é como um raio que governa tudo.
Pitágoras, de Samos, foi outro importante filósofo de sua época. Sua escola nasceu como uma espécie de fraternidade. Buscava o bem comum. Tinha regras precisas de convivência e de comportamento. Suas doutrinas eram em segredo. Ele era muito respeitado por seus companheiros. Sua palavra tinha quase o valor de um oráculo.
Pitágoras encontrou seu princípio nos números. Para ele, todas as coisas derivam dos números e eles derivam de outros elementos. O número é a própria realidade, a natureza de todas as coisas. O número é ordem, constitui um elemento determinante e limitante, ilimitado e indeterminado. Sem os números não se pode pensar e nem dizer nada.
Xenófones, nasceu em Cólofon, na Jônia, por volta de 570 a.C. viajou muito. Foi andarilho dos 25 aos 92 anos. Foi ele quem primeiro tentou responder as questões teológicas e cosmológicas. Criticou o antropormofismo defendido por Homero e Hesíodo. Ele afirma s superioridade da inteligência e da sabedoria sobre a robustez e a força física dos atletas. Para ele, tudo nasce da terra e nela termina. Todas as coisas que nascem e crescem, são terra e água.
Parmênides nasceu em Eléia, na segunda metade do século VI a.C. e morreu em meados do século V a.C. foi um pensador revolucionário e inovador da filosofia da natureza. Foi um político ativo e fundador da escola eleática. Com ele a cosmologia transforma-se em ontologia(teoria do ser).
Parmênides nega o devir de Heráclito. Pôe sua doutrina na boca de uma deusa que lhe mostra três caminhos:
1º - Caminho da verdade absoluta: “O ser é não pode deixar de ser; o não ser não não é e não pode vir a ser de modo nenhum”;
2º - O caminho das opiniões falases – Caminho dos sentidos que é da falsidade e do erro.
3º - O Caminho da opinião plausível (doxa plausível).
Para Parmênides, pensar e ser é a mesma coisa. O nada é impensável e indizível. O ser é a única realidade e este não se transforma. Não tem passado e nem futuro. É uno, imutável e perfeito.
Zenão, nasceu em Eléia, entre fins do séc. VI e princípio do séc. V a.C. Nos seus dados biográficos consta que ele foi um grande defensor da liberdade. Foi um defensor de Parmênides e refutou todos os argumentos que vieram ao contrário. Ele refutou o movimento e a multiplicidade, afirmando que a velocidade e o movimento são algos relativos e não objetivos. Chega a afirmar que o movimento e a variedade das coisas são impossíveis.
Melisso, também nasceu em Samos, entre fins do séc. VI e início do séc. V a.C. Foi político hábil e homem capacitado do mar. Foi o sistematizador da doutrina eleática e a corrigiu em alguns pontos.
A preocupação maior de Melisso é com o modo de como o homem conhece as coisas. Já tinha uma visão pluralista dos princípios que dão origem às coisas. Para Melisso, a esfera é o símbolo perfeito.
Empédocles, natural de Agrigento, nasceu em 492 e morreu em 432 a.C. tentou fazer a conciliação entre Heráclito e Parmênides. Para ele a realidade é composta por 4 elementos fundamentais: a água, o ar, a terra e o fogo.
Para Empédocles, o conhecimento humano se dá através de partículas materiais que entram pelos sentidos e encontram seus semelhantes que já existem no homem.
Anaxágoras nasceu em Clazômenas em 500 a.C. e morreu por volta de 458 a.C. Foi ele quem pronunciou a célebre frase: “Tudo era um caos até que apareceu a mente humana e colocou ordem nas coisas”.
Para Anaxágoras as coisas que dão origem ao nascer e o morrer não são os quatro elementos de Empédocles. O princípio de tudo, o “arché”, são as homeomerias que estão presente em todas as coisas. o que distingue uma coisa da outra é a predominância de determinado tipo de homeomerias.
Léucipo, reafirmou a impossibilidade do não ser. Para ele, o nascer e o morrer é um agregar e desagregar das coisas.
Demócrito, diz que todas as coisas são compostas por átomos, que são partes indivisíveis. O devir acontece através do movimento desses átomos, que se unem ou desunem, fazendo os objetos nascerem ou perecerem.
Diógenes, de Apolônia, fez um tentativa de combinar Tales e Heráclito. Retomou a idéia de que o princípio primeiro deve ser o ar, que seria infinito e inteligente.
Arquelau, de Atenas, apareceu como uma das últimas manifestações da filosofia da natureza. Para ele nossa alma é ar. nascemos respirando e morremos com o último suspiro.
Esses primeiros filósofos encontraram o princípio primeiro na natureza. Por isso, são chamados naturalistas ou imanentistas.

Trabalho
1.Estudando os Filósofos Pré-Socráticos, cada um deles deu uma explicação para o princípio de todas as coisas. Discuta as teorias científicas que você conhece e explique em qual delas você acredita.
2.Sabemos que Tales, de Mileto, foi o primeiro filósofo da antiguidade. Onde ele encontrou o princípio de sua filosofia?
3.Quem foi o filósofo discípulo de Tales?
4.Para Anaximandro, como surgiu o cosmos?
5.Anaximandro disse que os primeiros animais nasceram da ação do sol sobre a água. O que você acha dessa afirmação?
6.Qual é o princípio da filosofia de Anaxímenes?
7.Para Heráclito, tudo é um contínuo devir. Tudo flui. Nada permanece o mesmo. Como explicar esta afirmação?
8.Escrever a frase do filósofo Heráclito sobre o rio.
9.O filósofo Heráclito acreditava que era preciso mortificar o corpo para cuidar da alma. O que você acha dessa afirmação? Porque?
10.O filósofo Heráclito acreditava em prêmios e castigos depois da morte. O que você acha dessa idéia? Porque?
11.Como nasceu a escola filosófica de Pitágoras?
12.O filósofo Pitágoras era muito respeitado por seus companheiros. Como era considerado o valor de sua palavra?
13.Qual é o princípio da filosofia de Pitágoras?
14.Comente sobre a vida de Xenófones?
15.Onde e quando nasceu Parmênides?
16.O filósofo Parmênides negou a teoria do movimento de Heráclito afirmando que nem o homem e nem as coisas se transformam. Dê sua opinião.
17.O que Zenão diz sobre a velocidade e o movimento?
18.Qual é o símbolo perfeito para Melisso?
19.Como se dá o conhecimento humano para Empédocles?
20.Como se dá o nascer e o morrer para Lêucipo?
21.Para Demóclito, como são compostas as coisas?
22.Qual é o princípio de tudo para Diógenes?
23.Comente sobre o ar, de Arquelau.
24.Porque os primeiros filósofos são chamados de naturalistas?
25.Para você, qual é o elemento mais importante da natureza? Porque?

Nenhum comentário:

Postar um comentário