terça-feira, 8 de setembro de 2009

INTERPRETAÇÃO DE SONHOS
Sonho é um produto da atividade do inconsciente e que tem sempre um sentido intencional ou uma tentativa de realização de uma tendência reprimida. Eles são produzidos com pensamentos, dados e experiências que são recalcadas no inconsciente. Eis algumas observações:
· Por força do superego o sonho não acontece no estado consciente. A censura do superego não permitiria.
· O Superego muito rígido impede a passagem (liberação) do conteúdo do inconsciente para o consciente(ser lembrado).
· Não devemos confundir sonho de criança com sonho infantil. A maioria dos sonhos de criança são infantis, alguns não.
· Alguns sonhos de crianças também são infantis.
· Nos sonhos infantis, o sonho é geralmente satisfação de desejos. Neles, uma pessoa que vai dormir sem jantar, por exemplo, pode sonhar estar comendo pratos saborosos. Na noite de Natal uma criança pode sonhar que está ganhando brinquedos.
· No sonho, os objetos não precisam e não têm a necessidade de serem reais. Também não têm necessidade de serem atuais. O inconsciente é a-temporal. Aqui vale lembrar: "'um dia é como cem anos e cem anos é como um dia que passou”.
· O sonhador pode se envolver em um mundo alucinante de sucessos e fantasias. Uns permanecem presos às sua recordações e outros é possível fixa-los logo após o despertar. É porque no sonho “tudo é possível”.
· Os sonhos não têm o objetivo de prever o futuro. São manifestações (conteúdos) liberados do inconsciente.
· Sonhar faz muito bem. Descansa, descarrega e relaxa o sonhador.
· O sonhador pode ver coisas durante o dia e sonhar com o mesmo objeto durante a noite. Neste caso, o conteúdo destes sonhos são chamados resto do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário