terça-feira, 8 de setembro de 2009

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Nome: ............................................................................................................................

Data: ....../......./............ Série:.......... Turma: ........ Nº: ............

Responda:
1- A Sociologia como programa de uma ciência independente sobre os fatos sociais nasceu com as obras de quem? Onde? Em que século? Em que data precisamente?
2- No início, que nome a sociologia recebeu? Quando que seu nome foi mudado para sociologia?
3- Como pode ser caracterizado o contexto histórico do nascimento da sociologia?
4- O que significa dizer que a Revolução Francesa foi marcada pela ideologia democrática liberal?
5- O que caracterizou a revolução Industrial no contexto histórico do surgimento da sociologia?
6- O que apareceu como resultado do mundo industrializado?
7- A vida social é tão antiga quanto o homem. Muitos foram os homens que se preocuparam com ela, a ponto de nos deixarem uma herança cultural a seu respeito. Citar 4 nomes de precursores da sociologia com suas respectivas obras.
8- Conforme sabemos, a sociologia surgiu num contexto histórico específico. O que significa afirma: “Os últimos momentos da desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista”.
9- Conceituar o iluminismo e afirme quem foram os iluministas?
10- O sociólogo Max Weber via a formação da sociologia com a visão de que todo homem é dotado de capacidade e de vontade para assumir uma posição consciente diante do mundo. Comente a afirmação.
11- Dos acontecimentos que marcaram época na sociedade podemos destacar as duas grandes guerras mundiais. Citar o período de duração da 1ª e da 2ª guerra mundial.
12- No desenvolvimento da sociologia, a burguesia se distanciou de seu projeto. Qual era o projeto distanciado pela burguesia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário