terça-feira, 8 de setembro de 2009

O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia como programa de uma ciência independente sobre os fatos sociais nasceu no século XIX, com as obras de Augusto Comte e outros.
O seu surgimento ocorreu num contexto histórico específico que é caracterizado como os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista.
As transformações econômicas, políticas e culturais contribuíram para o surgimento da sociologia. Dos acontecimentos, dois se destacaram: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Ambas aconteceram no século XVIII, mas tiveram efeitos acentuados no século XIX.
A Revolução Francesa foi marcada pela ideologia democrática liberal e a Revolução Industrial foi caracterizada pela introdução da máquina a vapor na produção econômica.

Os Precursores da Sociologia
A vida social é tão antiga quanto o homem e muitos foram os homens que se preocuparam com ela, a ponto de nos deixarem uma herança cultural a seu respeito. Neste sentido podemos citar Platão, Aristóteles, Cláudio Campanela, Thomas Morus, Maquiavel, Thomas Hobbes e outros.

O Nascimento da Sociologia
A Sociologia teve o seu nascimento na França e foi lá que ela conseguiu sua independência das demais ciências. Como ciência a Sociologia foi registrada por Augusto Comte, em 1830, sob a denominação de Física Social. Mais tarde, em 1839, ela foi rebatizada com o nome de Sociologia.
Nesta época também, apareceram os Iluminista afirmando que o homem é um ser dotado de razão, possui uma “perfeição inata” e está destinado à liberdade e à igualdade social. As instituições, uma vez que constituem um obstáculo à liberdade devem ser eliminadas.

A FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA
Conforme sabemos, foi a partir da segunda metade do século XIX é que ocorreu a formação dos principais métodos e conceitos da sociologia. Muitos pensadores procuraram explicar as grandes transformações que estavam ocorrendo na sociedade européia, principalmente as mudanças provocadas pela formação e desenvolvimento do capitalismo.
Emile Durkhein salienta que nenhuma ciência poderia se constituir sem uma área própria de investigação. Para ele, a Sociologia deveria se tornar uma disciplina independente, pois existia um conjunto de fenômenos na sociedade que os diferenciavam daqueles estudados por outras ciências.
Max Weber via a formação da sociologia com a visão de que todo ser humano é dotado de capacidade e de vontade para assumir uma posição consciente diante do mundo.

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA
Pelo que sabemos, a sociologia não se desenvolveu de um dia para o outro. Vários acontecimentos marcaram as etapas de seu desenvolvimento, dentre eles, as Duas Grandes Guerras Mundiais.
A burguesia se distanciou do projeto de Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Algumas das ciências sociais que foram criadas para produzir um conhecimento útil e necessário passaram a servir para justificar a dominação.
A partir de 1950 a sociologia foi arrastada e envolvida na luta pela expansão do socialismo e na neutralização dos movimentos de libertação das nações subjugadas pelas potências imperialistas.

Um comentário:

  1. querido professor parabens pelo olhar gostei de sua definção sobre o assunto parabens

    ResponderExcluir